Evento foi realizado entre 7 e 9 de outubro, envolvendo visitantes de mais de 60 países
Onze empresas associadas ao Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), compuseram o pavilhão brasileiro na International Dental Exhibition and Meeting (IDEM) e encerraram o evento com bons contatos comerciais e uma excelente perspectiva de negócios para o futuro.
Realizada entre 7 e 9 de outubro em Singapura, a feira é considerada a principal do setor odontológico da região Ásia-Pacífico e contou com visitantes de mais de 60 países, uma grande vantagem para as companhias interessadas em expandir suas fronteiras comerciais. Durante o evento, os empresários brasileiros fecharam mais de US$ 1,4 milhão em negócios e a expectativa é que, nos próximos 12 meses, o valor ultrapasse US$ 8,1 milhões em novos contratos.
“Essa edição de 2022 foi a primeira que aconteceu presencialmente após a pandemia de covid-19 e nossas expectativas foram superadas. A movimentação durante os três dias foi bastante intensa e realmente pudemos confirmar que Singapura é, agora, um hub para o mercado asiático de odontologia”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
Com 5,6 milhões de habitantes, Singapura tem o segundo maior porto do mundo, perdendo apenas para o de Xangai, na China. Assim, apesar de fazer fronteira direta apenas com a Malásia, tem uma capacidade muito interessante de se conectar com todo o sudeste asiático, o que é fundamental dentro das estratégias de distribuição de exportações.
Larissa, que esteve presente acompanhando o pavilhão brasileiro durante todo o evento, também recebeu importantes executivos locais, fortalecendo a relação entre as duas nações. O Ministro da Saúde de Singapura, Ong Ye Kung, visitou o pavilhão brasileiro, assim como Carlos Brian Pheysey, senior trade advisor da embaixada do Brasil no país.
Percepções da indústria
Participando pela primeira vez de uma feira internacional como um grupo independente, a Vigodent ficou motivada com os resultados obtidos durante a viagem. “Fazer parte deste evento foi muito interessante não somente pelos excelentes contatos comerciais, mas também pelo valioso aprendizado sobre oportunidades que estão dentro da nossa empresa e demoramos a enxergar”, comenta o CEO Cláudio Nunes.
“Hoje Singapura é claramente um hub para a região e estar no evento foi excelente. Já no primeiro dia de feira recebemos empresas do Vietnã e da Indonésia. Temos bons contatos locais e queremos expandir nossa atuação para esse mercado que tem um potencial muito grande de adquirir nossos produtos para odontologia”, diz André Barros, gerente de exportações da Baumer.
Ao longo da feira, o pavilhão brasileiro recebeu empresários e distribuidores de países como Azerbaidjão, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Japão, Malásia, Nepal, Paquistão e Tailândia.
Publicado em 11/10/2022