Com nova sede na Colômbia, Samtronic expande atuação pela América Latina

Inauguração do espaço de 2 mil metros quadrados foi realizada no início de julho

A Samtronic acaba de expandir suas operações internacionais com a abertura de uma nova sede na Colômbia. A fabricante de equipamentos médicos e consumíveis que participa do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), conta, agora, com cerca de 2 mil metros quadrados no país vizinho, espaço que será dividido entre vendas, administração, estoque e assistência técnica.

A inauguração da sede colombiana na cidade de Bucaramanga foi realizada na primeira semana de julho após a obtenção de todos os registros sanitários necessários para o início das operações no país. “Queríamos operar diretamente nos quatro maiores mercados da América Latina: o Brasil, onde já somos líderes, a Argentina, o México e a Colômbia. Estamos entrando efetivamente no mercado colombiano com grandes expectativas sobre a nossa gama de produtos a preços justos e adequados às necessidades desse país que clama por equipamentos novos, com mais tecnologia e com melhor suporte pós-venda”, comenta Everton Silva, coordenador de exportação da marca.

Com certa recorrência, a ABIMO e a ApexBrasil divulgam convocatórias do governo colombiano para compra de dispositivos médicos. Em novembro de 2023, por exemplo, foi lançado, para a indústria brasileira, um alerta de 31 oportunidades de comércio para o setor da saúde que totalizavam US$ 29,5 milhões. Além disso, o Brazilian Health Devices já participou da Meditech, feira realizada em território colombiano e considerada ponto de encontro entre empresas expositoras e distribuidores, hospitais e profissionais da área da saúde atuantes no país.

“Foi, inclusive, na nossa participação no pavilhão do BHD na Meditech de 2018 que notamos a necessidade da marca estar presente localmente e estabelecer sua rede de distribuição nas diversas regiões econômicas do país”, diz Silva, enfatizando que a atuação das companhias concorrentes é semelhante e que a companhia enxerga, na internacionalização, uma excelente estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento.

Na visão do executivo, além de agregar financeiramente ao resultado da empresa, atuar no mercado internacional mantém a marca atualizada. “Estar em outros países permite que consigamos antecipar tendências e necessidades mundiais que surgem em velocidades diferentes nos mais distintos mercados”, diz.

As oportunidades do mercado colombiano soam tão positivas que a Samtronic focará as atividades dessa nova sede totalmente para atender às demandas do país. “O restante da América Latina será atendido pela matriz brasileira e por seus parceiros espalhados pelo continente, além das suas filiais próprias”, explica o executivo.

Importante lembrar que, em meados de 2020, a marca iniciou sua primeira operação própria fora do Brasil, em Buenos Aires, capital argentina. “Apesar da recente recessão econômica do país, tivemos bom crescimento em todos os anos desde que iniciamos por lá”, finaliza Silva.

Publicado em 05/08/2024

Veja também