Com 11 empresas expositoras, pavilhão organizado pela ABIMO reforça a presença brasileira na mais importante feira de dispositivos médicos do mundo
A ABIMO marcará presença na Feira MEDICA com um pavilhão composto por indústrias brasileiras pela 23ª vez. O espaço contará com 11 empresas expositoras nesta que é considerada a mais tradicional feira de dispositivos médicos do mundo, realizada entre 17 e 20 de novembro, em Düsseldorf, Alemanha.
A presença consecutiva do pavilhão nacional na feira reforça a importância estratégica da feira no calendário anual das empresas focadas na internacionalização. Com cerca de 80 mil visitantes por edição, o evento é reconhecido por gerar conexões comerciais de alto valor e abrir portas para novos mercados.
Para Fernando Aguiar, da RioQuimica, participar da feira está totalmente alinhado às estratégias de expansão da companhia. “Queremos estabelecer operações próprias na Europa, um continente com mais de 740 milhões de habitantes e que oferece oportunidades crescentes por meio dos Acordos de Livre Comércio do Mercosul com a União Europeia e a EFTA”, afirma.
Em 2024, o pavilhão brasileiro registrou mais de 500 contatos comerciais, gerando US$ 2,76 milhões em negócios imediatos e a expectativa de alcançar US$ 14 milhões nos meses seguintes.
“A MEDICA é o palco global ideal para apresentar a inovação e a excelência do setor de saúde brasileiro. Esta é nossa segunda participação e as expectativas são altíssimas. É uma oportunidade crucial para consolidar parcerias e expandir a presença do Brasil no mercado internacional”, comenta Vânia Diniz, da Nullscar.
Os países europeus seguem como mercados prioritários para o setor. Países Baixos, Bélgica, Suíça e Alemanha figuram entre os principais destinos das exportações brasileiras de dispositivos médicos para a região, que somaram US$ 243,16 milhões em 2024, um crescimento de 9,8% em relação ao ano anterior. Segundo José Dantas, coordenador de Acesso a Mercados da ABIMO, o segmento médico-hospitalar representou 66,59% das exportações brasileiras destinadas à Europa.
Com expectativas igualmente positivas, Fernanda Priori, da Kolplast, destaca que o evento é essencial para o fortalecimento da marca no cenário global. “Buscamos parceiros e distribuidores voltados ao diagnóstico laboratorial, com foco na expansão da citologia líquida e das soluções preservantes para DNA/HPV. A MEDICA será um ponto-chave para novas parcerias e para consolidar a tecnologia brasileira no mercado internacional”, declara.
Os principais produtos brasileiros com destino ao mercado europeu incluem válvulas cardíacas, artigos e aparelhos ortopédicos, categutes cirúrgicos, preparações tensoativas e próteses.
Realizada há mais de 40 anos, a Feira MEDICA reúne expositores de quase 70 países, apresentando desde dispositivos médicos e mobiliário hospitalar até soluções digitais que definem o futuro da saúde.
Publicado em 15/10/2025