Executivos do Banco apresentaram o “BNDES Fornecedores SUS” durante a Feira Hospitalar 2024
Grande parte das associadas à ABIMO são pequenas e médias indústrias de dispositivos médicos e essas empresas contam, agora, com uma nova linha de crédito apresentada pelo BNDES durante o primeiro dia da Feira Hospitalar 2024.
Em uma cerimônia especial, executivos do Banco falaram sobre o “BNDES Fornecedores SUS”, uma modalidade com valor mínimo de financiamento mais baixo justamente para atender às necessidades deste público e cujo crédito está diretamente atrelado ao compromisso da indústria de contribuir com a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, o governo atual tem foco estratégico na agenda de saúde e o setor de dispositivos médicos é uma das prioridades.
Pensando nisso, será feita uma liberação única de crédito e a empresa solicitante assumirá o compromisso de, em até dois anos após a aquisição da linha, comprovar ao menos um contrato diretamente com serviços de saúde do SUS. “Essa linha atende uma demanda histórica do setor. Facilitamos e desburocratizamos”, disse Gordon. Inicialmente, até 2028 serão destinados R$ 500 milhões para essa modalidade.
Para Paulo Henrique Fraccaro, CEO da ABIMO, esse é um excelente momento para que essa linha seja disponibilizada. “Quando a pandemia terminou, muitos acharam que o Brasil não teria novos problemas pela frente. Mas precisamos reerguer a nossa indústria que foi fundamental para atender a população brasileira durante a crise da covid-19”, comentou.
Ruy Baumer, presidente do SINAEMO e diretor titular do ComSaude/FIESP, acompanhou a apresentação da linha de crédito e declarou estar satisfeito com as ações que estão sendo tomadas em prol do desenvolvimento do setor. “Desde o começo deste governo estamos trabalhando para recuperar a indústria da saúde e o BNDES, assim como a Embrapii e a FINEP, está fazendo um trabalho incrível ao ouvir nossas demandas e apresentar propostas estratégicas de financiamentos e recursos. É um momento em que vemos que eles entregam tudo o que solicitamos”, disse.
Confira alguns detalhes importantes do “BNDES Fornecedores SUS”:
- Valor mínimo de financiamento – R$ 10 milhões
- Prazo total – Até sete anos, incluídos até dois anos de carência
- Taxa de juros – Custo financeiro (TLP, Selic ou Taxa Fixa do BNDES – TFB) + Remuneração do BNDES (a partir de 1,3% ao ano)
- Garantias reais e/ou pessoais
- Prazo de fornecimento ao SUS – Desde 12 meses antes do protocolo até dois anos após a contratação
Interessados devem entrar em contato pelo e-mail fornecedores.sus@bndes.gov.br. Há, também, o portal www.bndes.gov.br/fornecedoressus com mais informações aos interessados.
Publicado em 27/05/2024