Evento foi realizado entre 22 e 24 de outubro na Cidade do Cabo, na África do Sul
O Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está promovendo ações no continente africano a fim de otimizar as relações comerciais da região com o Brasil. Entre 22 e 24 de outubro, sete empresas nacionais formaram o Pavilhão Brasileiro da Africa Health 2024 em uma ação que contou com o apoio da São Paulo Negócios e gerou US$ 1,1 milhão em expectativas de negócios para os próximos 12 meses.
“Essa foi nossa sexta participação no evento e sentimos que o produto brasileiro tem boas chances de entrada no mercado africano. A feira foi realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, mas recebeu visitantes de diversos países e o nosso pavilhão fez importantes contatos com representantes e distribuidores sul-africanos e de locais como Angola, Botswana, Moçambique, Nigéria, Zâmbia e Zimbábue”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO que esteve na feira acompanhando a delegação brasileira. Ao todo, as sete empresas nacionais fizeram 165 contatos durante os três dias de evento.
De acordo com Flavia Carvalho, gerente de Negócios Internacionais da Hpbio, o apoio da ABIMO, da ApexBrasil e da São Paulo Negócios foi fundamental para a participação da marca na Africa Health 2024. “É nossa primeira vez no pavilhão brasileiro aqui na Cidade do Cabo. E sabemos que, sem essas parcerias, seria impossível alcançarmos o mundo”, disse.
Também presente no pavilhão do Brasil, Thiago Feubach, gerente comercial de Exportação da GMReis, reforçou que o Brazilian Health Devices soma esforços alinhados às estratégias comerciais da companhia. “A África do Sul já estava no nosso plano de negócios de crescimento. Já participamos de outros eventos no país, mas essa feira especificamente é uma feira internacional que envolve muitos outros fabricantes e tem uma abrangência de público muito interessante para a nossa empresa”, pontuou.
A Africa Health reúne, anualmente, cerca de 500 marcas expositoras e 7 mil visitantes. Além disso, a África do Sul, especialmente, representa o segundo principal importador de dispositivos médicos brasileiros no continente africano, o que valida a percepção de Larissa sobre como a região vem recebendo o produto nacional.
Depois da Africa Healh, o Brazilian Health Devices seguiu para uma Missão Comercial à Angola com oito empresas participando de rodadas de negócios com potenciais compradores e uma agenda institucional composta por visitas a órgãos governamentais de promoção comercial e de investimento, além de hospitais, clínicas e outras instituições de saúde.
Publicado em 04/11/2024