ABIMO representa setor de dispositivos médicos em encontro da CNI

Fórum Nacional da Indústria, realizado em 6 de outubro em Brasília (DF), enfatizou necessidade da criação de uma política industrial

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos vem batalhando, junto a outras entidades do setor, pela construção de uma política industrial que contribua com o desenvolvimento das fabricantes nacionais. Na manhã de 6 de outubro, representada por Márcio Bósio, diretor institucional, a Associação participou de um encontro promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) a fim de alinhar as perspectivas com outros segmentos industriais do país.

Na ocasião, especialistas fizeram uma apresentação sobre o atual cenário eleitoral, agora que já foram definidos os deputados e senadores que comporão o congresso no próximo mandato. Foram detalhados os desafios que estão por vir, enfatizada a importância de a CNI seguir pautando a Reforma Tributária e do setor iniciar um processo de aproximação com os parlamentares eleitos.

Outro ponto importante abordado no encontro foi a atuação da Confederação na construção de uma proposta de política industrial com ações de curto, médio e longo prazo que priorize a criação de uma política de estado para a produção industrial. “Essa é uma estratégia que já vem sendo adotada por vários países desenvolvidos como os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Coreia do Sul e é muito importante que estejamos alinhados com esse processo”, relata Bósio.

O foco está em garantir que o setor industrial brasileiro recupere o protagonismo que tinha e que as indústrias da saúde possam se desenvolver e se fortalecer até mesmo para suportar possíveis novas crises. Isso porque a pandemia de covid-19 tornou ainda mais perceptível que um país sem força industrial, dependente de importações para suprir a demanda nacional, está em desvantagem. “Uma política industrial é o que nos traz previsibilidade e segurança jurídica”, complementa o diretor.

Publicado em 07/10/2022

Veja também