ABIMO leva fabricantes brasileiras à WHX Nairóbi para expandir presença no leste africano

Com apoio da Embaixada do Brasil, quatro empresas participam da feira em meio ao desafio do tarifaço dos EUA

A ABIMO marcará presença na WHX Nairóbi 2025, principal feira de produtos médico-hospitalares e de laboratório clínico do leste africano, que será realizada entre 22 e 24 de outubro, na capital do Quênia. O pavilhão brasileiro será viabilizado pela Associação em parceria com a Embaixada do Brasil em Nairóbi, reafirmando o compromisso da entidade com a abertura de novos mercados estratégicos para os dispositivos médicos nacionais.

Serão quatro fabricantes expondo seus portfólios no evento, que deve reunir mais de 8 mil visitantes de mais de 20 países. A escolha pela feira é estratégica, já que o Quênia está entre os dez principais destinos das exportações brasileiras de dispositivos médicos na África, registrando em 2024 um crescimento de 136,43% nas importações vindas do Brasil, com destaque para produtos médico-hospitalares, que representaram quase 86% do total.

Em um cenário marcado pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, a diversificação de mercados tornou-se fundamental. Nesse contexto, a presença na WHX Nairóbi reforça a estratégia de internacionalização da indústria nacional.

Para a Bioline, a estreia no Quênia abre portas para todo o leste africano. “Será a primeira vez da Bioline no Quênia e temos como principal objetivo encontrar distribuidores para atender tanto o mercado público quanto o privado. Além do Quênia, nos interessam especialmente Uganda, Tanzânia, Ruanda e Etiópia. O apoio da ABIMO é essencial, pois amplia nossa visibilidade e gera oportunidades concretas de negócios”, afirma Sara Silva, coordenadora Comercial.

A Cardios, que já participou de outras ações junto à ABIMO no continente africano, como a Africa Health e a Missão Comercial realizada em Angola, também se mostra confiante com as perspectivas. “Estamos com grande expectativa em participar dessa feira em Nairóbi. Acreditamos que o mercado africano possui muitas oportunidades e estamos otimistas em encontrarmos parceiros que queiram levar a tecnologia desenvolvida no Brasil para seus mercados”, diz Paulo Henrique Sieler.

Com 75 anos de trajetória, a Schioppa aposta na feira para consolidar sua presença no continente. “Esta será a primeira vez que participaremos da WHX Nairóbi, e nossa expectativa é ampliar o conhecimento sobre o mercado local e estabelecer conexões estratégicas que nos permitam iniciar uma presença mais consistente na região. Nossa experiência em feiras internacionais tem sido fundamental para expandir a marca globalmente, e acreditamos que Nairóbi será igualmente decisiva”, reforça Vera Bites, International Business Manager da companhia, que, assim como a Cardios, também esteve na Africa Health no ano passado.

A participação da indústria nacional na WHX Nairóbi 2025 é resultado do trabalho iniciado em 2024, quando representantes da ABIMO estiveram no evento colhendo informações sobre o mercado local que, posteriormente, se transformaram em um estudo sobre o Quênia e em um webinar detalhando o sistema de saúde queniano.

A ação fortalece o posicionamento do Brasil como fornecedor de tecnologia médica de qualidade e abre caminho para novas parcerias que ampliam a competitividade internacional da indústria brasileira de dispositivos médicos.

Publicado em 12/09/2025

Veja também