ABIMO intensifica articulações em Brasília reforçando pleitos em prol do fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde

Executivos da entidade participam de reuniões estratégicas com lideranças governamentais e diplomáticas

A ABIMO segue fortalecendo seu diálogo com o governo federal e ampliando oportunidades para a indústria nacional de dispositivos médicos.

Na terça-feira, 22 de abril, o CEO da entidade, Paulo Henrique Fraccaro, o diretor Institucional, Márcio Bósio, e Ruy Baumer, presidente do SINAEMO e diretor titular do ComSaude da FIESP, cumpriram uma intensa agenda em Brasília (DF), com reuniões que abordaram desde a modernização do SUS até ações de fomento à exportação.

Logo pela manhã, o grupo participou de um encontro com o deputado federal Pedro Westphalen, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde.

A pauta girou em torno do fortalecimento do SUS e da ampliação do acesso da população à saúde de qualidade. Um dos destaques da conversa foi a proposta de permitir que hospitais troquem dívidas tributárias por prestação de serviços à rede pública – medida que pode representar um avanço importante na sustentabilidade do setor.

Mais tarde, Fraccaro, Bósio e Baumer estiveram reunidos com Adriano Massuda, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, e Fernanda De Negri, secretária da SECTIC (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde). O encontro teve como foco as atualizações do Novo PAC da Saúde e a apresentação de propostas para a modernização dos hospitais públicos e Santas Casas que atendem via SUS.

À noite, Fraccaro e Baumer marcaram presença em um jantar promovido pelo Instituto Coalizão Saúde (ICOS), reunindo importantes lideranças do setor, como Ana Estela Haddad (secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde), Márcio Elias Rosa (secretário-executivo do MDIC), Pedro Westphalen (deputado federal) e Gonzalo Vecina (ex-presidente da Anvisa).

Incentivo à internacionalização

Ainda na terça-feira, Fraccaro e Baumer também deram mais um passo em direção à ampliação das exportações brasileiras. Ambos visitaram a Embaixada da República de Cuba, em Brasília, para uma reunião com o embaixador Adolfo Curbelo Castellanos. O objetivo principal foi estreitar os laços comerciais com o país caribenho e impulsionar a presença dos dispositivos médicos nacionais no mercado cubano. O encontro ocorreu em sintonia com a realização da Feira Internacional “Salud para Todos”, realizada nesta semana em Havana.

Publicado em 24/04/2025

Veja também