Projeto deve reduzir custos da indústria e facilitar o compliance
A ABIMO e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de uma plataforma digital de Selo Verde voltada ao setor de dispositivos médicos. O projeto, que também conta com o apoio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, visa fortalecer a rastreabilidade e a autoavaliação das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) na indústria, reduzindo custos e facilitando o compliance.
No dia 18 de março, representantes das três instituições se reuniram para debater os detalhes da iniciativa, que será open source, modular e integrada aos dados públicos. A proposta é oferecer às empresas uma ferramenta acessível e eficiente para se adequarem às exigências de sustentabilidade e governança, impulsionando a competitividade e a inovação no setor.
Para a ABIMO, a plataforma representa um avanço estratégico na consolidação das práticas ESG dentro da indústria de dispositivos médicos. “Essa colaboração, alinhada às tendências globais de sustentabilidade e governança responsável, promete ser um marco para o setor. Além de fortalecer a cadeia produtiva, trará impactos positivos para o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para maior conformidade regulatória e inovação”, destacou Márcio Bósio, diretor Institucional da ABIMO.
Além de Bósio, o encontro contou com a participação de Joelma Alves Cardozo, da área de Relações Institucionais da ABIMO, e de importantes lideranças acadêmicas e governamentais. Estiveram presentes Joselito Pedrosa, consultor da USP; Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital; Tiago Bahia Fontana, coordenador do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS/SEIDIGI); David Xavier da Silva, coordenador-geral de Inovação em Saúde Digital (CGPIN/DESD/SEIDIGI); Gabriela Maretto, diretora do Departamento do Complexo Econômico-Industrial e de Inovação para o SUS (DECEIIS/SECTICS); e Rodrigo Souza Leite, coordenador-geral da Coordenação Geral de Serviços, Informação e Conectividade (CGSIC/DECEIIS/SECTICS).
Publicado em 20/03/2025