Entidade reforça a importância de políticas de inovação e empreendedorismo para impulsionar o setor brasileiro
Atenta às movimentações do mercado global de dispositivos médicos, a ABIMO esteve presente na CMEF 2025 – China International Medical Equipment Fair, realizada entre os dias 8 e 11 de abril. Representando a entidade, o presidente Jamir Dagir Jr. e o vice-presidente de Relações Institucionais, Franco Pallamolla, percorreram os pavilhões do evento para observar de perto a dinâmica da indústria chinesa.
De volta ao Brasil, os executivos compartilharam suas percepções sobre o evento e destacaram o crescimento acelerado do mercado chinês de dispositivos médicos nos últimos cinco anos.
Políticas governamentais
Segundo Jamir Dagir Jr., esse avanço tem forte relação com o apoio do governo local, que tem promovido um ecossistema favorável à inovação. “Em um curto período, as empresas chinesas cresceram o que levamos décadas para crescer. Precisamos rever com urgência nossos conceitos e programas na área da saúde”, afirmou.
Franco Pallamolla acrescentou que a presença de políticas públicas voltadas à inovação e ao empreendedorismo tem permitido que até mesmo empresas com pouca experiência em exportação apresentem soluções tecnológicas diferenciadas. “No nosso setor, temos riscos e oportunidades. Resta saber se queremos ficar parados, sabendo que seremos engolidos, ou se encontraremos as oportunidades nesse imenso oceano que a China abre”, afirmou. Ele também destacou que o governo chinês investe fortemente em colaborações com universidades, criando programas de incentivo que fortalecem a produção local.
Essas observações encontram respaldo em estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que analisou como a China tem priorizado a articulação entre inovação e educação superior por meio de políticas conhecidas como “indigenous innovation”, o que pode ser traduzido como “inovação nativa”. O modelo busca garantir não apenas o crescimento econômico com base em tecnologia nacional, mas também a autossuficiência tecnológica diante de um cenário global competitivo.
Outro ponto que chamou a atenção dos representantes da ABIMO foi a diversidade de produtos expostos na feira. “Fiquei surpreso com o gigantismo da CMEF. Tem produto para todos os gostos, com baixa, média e alta qualidade”, contou Pallamolla. Segundo ele, mesmo empresas recém-criadas, com baixa maturidade para exportação, já demonstram um DNA inovador, apresentando soluções disruptivas que ainda nem chegaram ao mercado por estarem em fase inicial de produção. “Encontramos profissionais que nem mesmo falam inglês, mas que apresentam dispositivos médicos completamente distintos e com grande potencial de transformar a saúde pública”, completou.
A visita dos executivos da ABIMO à China reforça a importância de o Brasil investir em estratégias consistentes de incentivo à inovação, à educação e ao empreendedorismo, especialmente no setor da saúde, de modo a garantir competitividade e avanços sustentáveis para a indústria nacional.
Publicado em 24/04/2025