Luiz Eduardo Costa destacou a importância de enxergar o ciclo completo do processo
Nos dias 28 e 29 de agosto, a ABIMO marcou presença no evento “Novo processo de importação – Produtos sob vigilância sanitária da Anvisa”, realizado em São Paulo pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) em parceria com a Anvisa. A programação reuniu representantes do setor regulado, especialistas em comércio exterior e autoridades de órgãos anuentes para debater os impactos da Declaração Única de Importação (DUIMP) no Novo Processo de Importação (NPI).
O gerente de Inteligência Regulatória da ABIMO, Luiz Eduardo Costa, foi um dos debatedores do painel “Desafios e Oportunidades do Novo Processo – Dispositivos Médicos”, moderado por Olivia Prata, chefe do Posto de Anuência de Importação de Produtos para Saúde (PAFPS).
Em sua fala, Costa reforçou a necessidade de a indústria ampliar a visão sobre o ciclo completo da importação. “Por vezes acabamos fracionando muito, cuidando dos processos individuais como registro, boas práticas, importação, tecnovigilância… A gente precisa sempre olhar o todo”, destacou.
O encontro trouxe análises técnicas e estudos de caso conduzidos por especialistas da Gerência de Controle Sanitário em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GCPAF/Anvisa). Entre os assuntos abordados estiveram remessas expressas e postais, dispositivos médicos, medicamentos e substâncias controladas, alimentos, cosméticos, saneantes e recintos armazenadores.
A programação foi concluída com uma sessão de perguntas e respostas que aprofundou o debate sobre a expansão da DUIMP, que passará a abranger praticamente todas as modalidades de importação a partir de outubro de 2025.
Próximos passos
Com mais de 7.500 pessoas acompanhando ao vivo, o evento reforçou a cooperação entre a Anvisa, o setor privado e entidades representativas, consolidando o espaço como fórum de diálogo estratégico para o futuro das importações no país.
Durante o encontro, a Agência informou que, após ajustes necessários na evolução dos atributos de catálogos de produtos, havia inicialmente a previsão de derrubada dos catálogos vinculados a produtos sob regulação da Anvisa. No entanto, uma nova alternativa foi validada, evitando prejuízos ao setor, e os resultados devem ser divulgados em breve.
A gravação do evento na íntegra está disponível no canal do SINDASP, sendo o dia 28 de agosto AQUI e o dia 29 AQUI. As apresentações da Anvisa também foram disponibilizadas e podem ser acessadas AQUI.
Publicado em 04/09/2025