ABIMO apresenta visão da indústria de dispositivos médicos no SaMD Summit

Evento foi realizado pelo Instituto Eldorado dia 11 de outubro em Campinas (SP)

Em 11 de outubro, o Instituto Eldorado – Unidade Embrapii parceira da indústria nacional de dispositivos médicos – promoveu o SaMD Summit, evento que reuniu renomados especialistas para debater boas práticas, segurança e aplicações de Software as a Medical Device (SaMD). Realizado em Campinas (SP), cidade onde está instalado o Instituto, o encontro contou com a participação de Márcio Bósio, diretor institucional da ABIMO, como um dos painelistas.

O executivo apresentou a percepção da indústria de dispositivos médicos durante o painel “Principais desafios e oportunidades para inovar com o SaMD no Brasil”. Para Bósio, entender essa nova dinâmica é necessário, visto que estamos diante de um cenário de grandes mudanças e inovações. “Com o avanço da tecnologia e da capacidade de processamento e conectividade, cada vez mais os dispositivos médicos utilizarão softwares, o que ajuda a criação de novas soluções para o setor da saúde”, diz.

Duas resoluções publicadas pela Anvisa tratam de SaMD. A RDC 751/2022 traz a definição de SaMD como produto ou aplicação destinados a uma ou mais finalidades indicadas na definição de dispositivo médico e que desempenha suas funções sem ser parte do hardware de um dispositivo. Já a RDC 657/2022, que também menciona a definição, dispõe sobre a regularização de software como dispositivo médico.

Focado em promover a colaboração, alinhar as expectativas regulatórias e impulsionar a inovação tecnológica no setor de saúde, o evento do Instituto Eldorado também recebeu Rodrigo de Souza Leite, coordenador-geral de Serviços, Informação e Conectividade no Departamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde; Iran Cartaxo, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Gerência de Tecnologia em Equipamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Andrei Spósito, professor titular de Cardiologia na Unicamp; e Marcelo Antunes, consultor de Estratégia Regulatória da SQR Consulting.

 

Publicado em 19/10/2023

Veja também