Empresas são associadas ao Brazilian Health Devices; premiação visa reconhecer marcas que impulsionam o Brasil no cenário internacional
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoverá, em 9 de dezembro, o Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024 e duas empresas associadas ao Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a ApexBrasil, são finalistas: Maquira e Opuspac.
Visando reconhecer e homenagear as empresas que impulsionam o Brasil no cenário internacional, a premiação – realizada em parceria com a Revista Exame – considera as ações concretizadas entre janeiro de 2023 e junho de 2024. Quinze marcas, ao todo, serão premiadas. As duas associadas ao BHD concorrem na categoria Performance Exportadora dentro da subcategoria 5 – Destaque Indústria (Micro/Pequena e Média/Grande). Essa sessão reconhecerá empresas do setor industrial que adotaram estratégias e iniciativas impactantes para melhorar o seu desempenho exportador, expandindo a sua presença internacional.
A Maquira, referência mundial em qualidade, inovação e tecnologia na indústria odontológica, recentemente abriu uma filial no Chile como parte das ações de expansão das relações comerciais da marca com países latino-americanos.
“Ser finalista desse prêmio é o reconhecimento de um trabalho de marketing e participação em feiras que fazemos há três anos. Pensando fora da caixinha para atender às demandas desses mercados globais, buscamos sempre encontrar alternativas para crescer não só no sell in, com nossos clientes, mas também no sell out lá fora. Acho que esse é o principal ponto”, diz Daniel Maia, gerente de Comércio Exterior. A companhia trabalha para se tornar a maior empresa da América Latina em soluções digitais, biomateriais e consumíveis odontológicos.
A Opuspac, que também é finalista na mesma categoria, é uma empresa com 16 anos de existência no mercado voltada a soluções para a logística hospitalar e unidose que integram equipamento, software, assistência técnica e materiais. Hoje a marca já está presente em mais de mil hospitais de 27 países e vem, continuamente, participando das ações do BHD como fomento à internacionalização.
“A Opuspac já nasceu com DNA exportador, sabendo que o mercado não era apenas o Brasil, mas o mundo”, diz Fernando Jacinto, chief Commercial Officer e conselheiro da companhia. O executivo explica que a empresa não começou a exportar logo no início de sua jornada, pois optou por preparar suas bases, sobretudo a maturidade tecnológica dos equipamentos, para então encarar o mercado externo. “Nos preparamos até perceber que estávamos maduros o suficiente para vencer as disputas em outros mercados. Tem sido um processo bem desenhado e bem executado”, completa.
A estratégia da companhia foi, em 2022, se consolidar no mercado latino-americano; em 2023 abordar os países árabes e algumas nações europeias e, em 2024, expandir pela Europa e Ásia. “Exportar e internacionalizar precisa ser uma decisão estratégica da empresa. Quando se faz dessa forma, os resultados são potencializados. Tanto que entre 2021 e 2023 triplicamos nosso faturamento com exportação e, em 2023, nosso rendimento em equipamentos, pela primeira vez na história, foi maior na exportação do que no Brasil”, diz.
Sobre a premiação, Jacinto declara que a companhia está motivada. “Para nós esse reconhecimento é uma honra. Ser finalista é uma alegria muito grande que nos motiva a seguir olhando para o mundo, pensando em nossas posições e em nos desenvolvermos da maneira mais holística e abrangente possível”, finaliza.
Além da categoria mencionada acima, também serão premiadas as categorias Desenvolvimento Sustentável, Imagem e Investimento Estrangeiro Direto, todas com participação tanto de empresas brasileiras ou com operação no Brasil quanto de cooperativas, startups, entidades setoriais, fundos de participação e sociedades de investimentos. Os resultados serão divulgados em uma confraternização a partir das 18h do dia 9 de dezembro em Pinheiros, na capital paulista.
Publicado em 28/11/2024