Com 25 empresas, pavilhão nacional estará no evento considerado o maior do segmento médico-hospitalar das Américas
O Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará novamente na FIME (Florida International Medical Expo), evento que será realizado entre 19 e 21 de junho em Miami, nos Estados Unidos.
Com 25 fabricantes prontas para apresentar a produção nacional para o mundo, essa será a 20ª participação da delegação brasileira no evento considerado o maior do segmento médico-hospitalar das Américas.
Em 2023, o pavilhão do BHD contava com 37 empresas e encerrou o evento com US$ 2,9 milhões em negócios concretizados, além da expectativa de desdobrar esse valor para US$ 13,3 milhões nos 12 meses seguintes ao evento. “Seguimos pela vigésima vez para a feira com as expectativas renovadas. A cada ano podemos observar que o produto brasileiro ganha destaque e relevância no cenário internacional, o que contribui para uma maior visitação ao nosso espaço e relacionamentos importantes com tomadores de decisão que mesmo que não fechem negócios imediatos, passam a considerar nossas empresas para futuras aquisições”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
Os Estados Unidos são, hoje, os principais compradores dos dispositivos médicos brasileiros. Somente no ano passado, os norte-americanos adquiriram US$ 217,5 milhões da nossa indústria, o que equivale à cerca de 20% do total de exportações do setor.
O segmento médico-hospitalar, que é o foco da FIME, é, inclusive, o que conglomera o maior volume de itens exportados pelas fabricantes brasileiras de saúde. Em 2023, essa vertical foi responsável por mais da metade de todos os dispositivos médicos que as fabricantes nacionais comercializaram para outros países. Somente os EUA importaram US$ 162 milhões de produtos desse tipo.
Apesar de já manter contratos ativos com diversos países, a edição de 2024 da FIME marcará a estreia da Nullscar em feiras internacionais. “Temos patente nos Estados Unidos e, também, a certificação FDA para nosso produto desde 2021. Com o suporte do BHD, da ApexBrasil e da ABIMO, nos sentimos seguros em expor no evento. Certamente não daríamos esse passo sem esse apoio”, comenta Vânia Diniz, CEO da marca. A empresa fabrica e comercializa fitas pós-cirúrgicas para prevenção de cicatrizes hipertróficas, alargadas e queloidianas, além de faixas para gestantes para prevenção de estrias e diástase abdominal.
A SC Medical também estará pela primeira vez no evento em busca de contatos importantes para ampliar a estratégia de internacionalização da marca. De acordo com Andrea Garcia, gerente de Marketing, a companhia seguirá para os Estados Unidos com objetivos bem definidos. “Ano passado lançamos, na Feira Hospitalar, nossa cama elétrica, produto 100% nacional que queremos comercializar por todo o Brasil e também pela América Latina. Por isso vamos para a FIME a fim de entender o mercado, ver a receptividade dos compradores externos e, assim, evoluir ainda mais a nossa capacidade de distribuição”, relata.
Enquanto algumas fabricantes seguem pela primeira vez para Miami, outras que compõem o pavilhão brasileiro já são experientes no evento. A Ortobio, por exemplo, estará pela terceira vez na FIME. “Esse é um congresso que nos trouxe ótimo retorno nas participações anteriores em relação a contatos de qualidade, networking e atualização de novas demandas do mercado”, comenta Anny Moria, analista de Exportação da empresa que aproveitará o palco da FIME para lançar novos produtos.
Publicado em 17/05/2024