21ª participação do BHD na Arab Health contará com 27 fabricantes brasileiras de dispositivos médicos

Organizado pelo Brazilian Health Devices, espaço reunirá empresas em busca de novos contatos e negócios internacionais

Para o Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o calendário internacional de feiras da saúde em 2024 terá início com a realização da Arab Health, que acontecerá entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Marcando presença pela 21ª vez no evento, o pavilhão brasileiro contará com 27 empresas, que apresentarão ao mundo portfólios com inúmeras soluções inovadoras para o segmento médico-hospitalar.

Considerado o principal evento do setor de dispositivos médicos no Oriente Médio e Norte da África (MENA, na sigla em inglês), a Arab Health espera receber mais de 100 mil visitantes de mais de 100 países. Serão, ao todo, 3.500 expositores buscando contatos e negócios com parceiros e distribuidores de todas as partes do mundo.

“Os países do Oriente Médio importaram mais de US$ 20 milhões das fabricantes brasileiras de dispositivos médicos durante 2022, valor 61,15% superior ao obtido no ano anterior. Esse número eleva as expectativas para a feira de 2024 por mostrar que esse é um mercado aberto à produção brasileira que apresenta qualidade e excelente custo-benefício”, explica Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO. No mesmo período, as empresas apoiadas pelo BHD também apresentaram desempenho positivo, superando as vendas de 2021 para a região em 36,3%.

Everton Silva, coordenador de Exportação da Samtronic, uma das marcas que estará no pavilhão brasileiro e tem vasta experiência na feira por participar do evento desde 2005, reconhece a representatividade da Arab Health nas estratégias internacionais da companhia. “É uma feira sempre muito importante para nós, principalmente na região do MENA. Atualmente focamos as exportações na América Latina, mas estamos prestes a obter a certificação da Food and Drug Administration (FDA) que nos permitirá expandir para os mercados atendidos pela Arab Health”, diz.

O Oriente Médio promove muitas oportunidades, mas países como os Emirados Árabes Unidos, Israel e Turquia se destacam como os três destinos mais representativos no rol das exportações brasileiras de saúde. Líbano, Arábia Saudita e Iraque também despertam a atenção das estratégias nacionais.

Pensando especificamente na vertical de produtos médico-hospitalares – foco da feira – os números também são bastante expressivos. As fabricantes brasileiras exportaram, em 2022, US$ 586,5 milhões para todo o mundo, crescimento de 17,6% no comparativo com 2021. Entre os bens mais adquiridos pelo mercado externo estão bolsas de plástico para uso médico, válvulas cardíacas, categutes esterilizados, pensos adesivos e agulhas para sutura.

Em 2023, o pavilhão do Brazilian Health Devices montado na Arab Health contava com 31 empresas e encerrou o evento com US$ 4,2 milhões em negócios imediatos. Além disso, as marcas participantes – que, juntas, realizaram 2.300 contatos durante os quatro dias de exposição, saíram com a expectativa de gerar mais US$ 16,6 milhões nos 12 meses seguintes.

Publicado em 18/12/2023

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