Brazilian Health Devices participará do evento com quatro fabricantes locais; feira será realizada em fevereiro em Dubai
A MedLab, principal feira do segmento de laboratório no Oriente Médio e norte da África, será realizada de 5 a 8 de fevereiro de 2024 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e contará com um pavilhão brasileiro composto por quatro fabricantes nacionais. A ação, organizada pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), é estratégica para que o setor mantenha alta a participação no mercado externo.
Após um crescimento expressivo nas vendas durante a pandemia de covid-19, que alavancou as compras internacionais de produtos dessa vertical como reagentes para diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus, a indústria nacional aproveita a representatividade conquistada no período para garantir a entrada em novos mercados.
“Essa será nossa oitava participação na MedLab, por reconhecer a importância do evento para a estratégia internacional da nossa indústria”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
A executiva enfatiza que as fabricantes de produtos para laboratório conquistaram espaço no exterior no último ano. “Exportamos, em 2022, US$ 114,7 milhões em produtos para laboratório, o que representa uma pequena e esperada queda de 0,41% no comparativo com 2021”, diz. A redução das exportações coincide com a diminuição da demanda após a vacinação contra a covid-19 que chegou com força a muitos países ao longo do ano, reduzindo a necessidade de testes e também de infecções e principalmente óbitos. No ano passado, os itens mais exportados da vertical foram reagentes de diagnóstico laboratorial, artigos de laboratório de plástico e aparelhos para filtragem de água em laboratório.
A feira de 2024 marcará a primeira participação da Laborlab no evento, marca brasileira que iniciou o processo de internacionalização há dois anos. “Temos nos estruturado internamente e nos consolidado no mercado interno para que, agora, possamos dar esse novo passo”, comenta Meire Sanches, executiva de Vendas da companhia, que relata que a empresa seguirá para Dubai com a expectativa alta por já ter iniciado bons contatos com potenciais clientes externos. “Nosso foco específico está nos mercados da África e do Oriente Médio”, completa.
De fato, nações como Turquia, Emirados Árabes Unidos e Israel se destacam como os três destinos mais representativos da região nas exportações de dispositivos médicos brasileiros que, em 2022, somaram US$ 20,8 milhões, crescimento de mais de 61% no comparativo com o ano anterior. Somente a vertical de laboratório exportou US$ 114,7 milhões no período, o que representa 12,61% do total.
Em 2023, o pavilhão do Brazilian Health Devices também levou cinco empresas para a feira que, juntas, encerraram a participação com cerca de US$ 200 mil em negócios fechados. Na próxima edição, a MedLab deve reunir cerca de 900 expositores de 40 países, proporcionando um excelente ambiente para networking, relacionamento e novos negócios.
Publicado em 18/12/2023