Associadas à ABIMO apontam crescimento nas vendas de setembro

Pesquisa de Conjuntura Econômica entrevistou 37 fabricantes de dispositivos médicos; no nono mês do ano, metade delas tiveram desempenho comercial melhor do que no mesmo período de 2022

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos realiza a Pesquisa de Conjuntura Econômica junto a suas associadas para observar a percepção industrial do setor e quais as tendências desenhadas para os próximos meses. A última edição, que reflete os dados do mês de setembro de 2023, revela que as vendas de 50% das companhias entrevistadas foram maiores do que as obtidas no mesmo período do ano passado.

Outro ponto positivo diz respeito à produtividade, que se mostrou superior a 2022 para 35% das entrevistadas e similar para 41% delas.

Quanto ao emprego, o índice de setembro deste ano no comparativo com setembro de 2022 se mostrou inalterado para 41% das fabricantes e inferior para 35% delas. O cenário é similar quando o assunto é investimento, porém a pesquisa avalia o bimestre (agosto e setembro): para 38% os investimentos se mantiveram estáveis e, para 32%, foram menores.

Interessante observar que os estoques também sofreram alteração. Para 47% das fabricantes participantes da pesquisa, em setembro de 2023 os estoques estão maiores do que no mesmo mês de 2022.

Expectativas para último bimestre do ano

A pesquisa também questiona a indústria associada à ABIMO quanto as perspectivas para os meses de novembro e dezembro de 2023 e mostra que as fabricantes estão otimistas quanto à produtividade e ao volume de vendas, visto que 44% delas acreditam que haverá crescimento comercial nesse período.

É positivo observar que 86% das empresas que ainda não iniciaram seus processos de internacionalização esperam dar início a essa nova etapa de expansão comercial e, entre aquelas que já exportam, 38% acreditam que as vendas externas devem surpreender positivamente no último bimestre do ano.

Para indicadores como emprego, investimento e nível de inadimplência, a projeção não é tão positiva. Apenas 9% das entrevistadas pretendem contratar nesse período e quase 22% delas devem demitir trabalhadores. Além disso, a expectativa de 41% delas é de queda nos investimentos e 38% das entrevistadas vislumbram aumento nas taxas de inadimplência.

A Pesquisa de Conjuntura Econômica da ABIMO é aberta à participação de todas as associadas. Quanto maior o número de participantes, mais assertivo será o resultado e mais coerentes serão as expectativas futuras. Periodicamente, a ABIMO envia a pesquisa por e-mail para todos. Para participar, basta acessar a plataforma indicada compartilhando suas informações.

Seguindo os preceitos da LGPD, a pesquisa é totalmente anônima entre as associadas. Os dados recebidos não são, em hipótese alguma, divulgados individualmente, ou seja, não há qualquer forma de identificar as respostas diretas de cada empresa. Os resultados publicados refletem apenas o cenário geral e servem de base para que todo o setor industrial possa avaliar o seu desempenho e planejar os próximos passos estratégicos.

Nesta edição de outubro de 2023, 37 associadas responderam à pesquisa, sendo que 54% são do segmento médico-hospitalar, 24% da odontologia, 16% de materiais de consumo, 3% de implantes e 3% de reabilitação. A maioria concentra suas atividades em São Paulo (70%), mas há, também, respondentes de Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais e Paraíba.

Publicado em 16/11/2023

Veja também