Em nova participação na Sino-Dental, Brasil aumenta volume de negócios fechados durante o evento

Em 2019, as fabricantes brasileiras que participaram do evento fecharam US$ 17 mil em contratos; nesta edição, realizada entre 9 e 12 de junho em Pequim, foram concretizados US$ 100 mil em negócios

As quatro empresas que compuseram o pavilhão brasileiro na Sino Dental 2023, evento realizado entre 9 e 12 de junho em Pequim considerado um dos principais da odontologia na Ásia-Pacífico, realizaram 127 contatos comerciais que renderam US$ 100 mil em negócios imediatos. Além disso, essas empresas esperam concretizar mais US$ 1,85 milhão em contratos nos próximos 12 meses. O pavilhão foi organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Acompanhando a comitiva nacional, José Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO, reforça que a presença na Sino Dental é estratégica, já que a feira desponta como plataforma atrativa de negócios. “Trata-se de um evento abrangente, onde há muita troca de experiências e possibilidade das nossas empresas avaliarem as principais tendências do mercado”, diz.

O executivo comenta, ainda, sobre a possibilidade de encontrar importantes autoridades durante os quatro dias de evento. Visitaram as empresas brasileiras o Embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão; o chefe do SECOM na Embaixada Brasileira em Pequim, Adriano Giacomet Higa de Aguiar; o chefe para Ásia-Pacífico da ApexBrasil, Rodrigo Gedeon; e o diretor-geral do Centro Internacional de Intercâmbio e Cooperação em Saúde – Comissão Nacional de Saúde P.R China, Gao Weizhong, organizador da Sino-Dental. “Este tipo de visita contribui para o fortalecimento da indústria odontológica brasileira e das relações bilaterais entre Brasil e China”, afirma.

A Bio-Art, que esteve na feira em 2019, voltou ao pavilhão nacional nesta edição de 2023. A marca, representada no evento por Marcos Morata Amador, conseguiu construir bons relacionamentos no evento e faz uma sugestão de estratégia para as companhias que forem visitar a feira no próximo ano. “A Sino-Dental estava muito movimentada e foi uma ótima experiência estar com um distribuidor local no evento. Ter um nativo para falar o idioma e trocar experiências fez com que os potenciais compradores sentissem firmeza e confiança na nossa marca”, declara agradecendo a ABIMO e o projeto BHD pelo suporte e apoio durante a viagem à China.

Essa foi a terceira participação do pavilhão brasileiro no evento e o crescimento dos negócios nos últimos anos foi muito expressivo. Em 2019, as empresas brasileiras fecharam US$ 17 mil em contratos durante o evento enquanto, nesta edição, o valor chegou a US$ 100 mil, um aumento de quase 600%.

O mercado chinês é bastante atrativo para as fabricantes brasileiras de produtos para odontologia que, somente no ano passado, exportaram US$ 3,34 milhões para o país. Entres os principais produtos adquiridos pelos chineses em 2022 estão, além dos biomateriais, instrumentos e aparelhos para odontologia e produtos para obturação dentária.

Publicado em 19/06/2023

Veja também