Joffre Moraes, gerente de estratégia regulatória, representou a Associação em sessões sobre individualização de implantáveis ortopédicos e regulamentação de embalagens
A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos marcou presença no 13º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde. Na ocasião, Joffre Moraes, gerente de estratégia regulatória da entidade, participou de uma reunião com especialistas para debater a individualização de implantáveis ortopédicos e de uma mesa-redonda sobre regulamentação de embalagens.
O evento, promovido pela SOBECC – Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, foi realizado em São Paulo (SP) entre 30 de agosto e 2 de setembro.
Em ambas as participações, Moraes apresentou a visão da indústria de dispositivos médicos. Na reunião com especialistas, questionou a viabilidade da individualização de alguns tipos de implantes, conforme preconiza a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Essa mudança gera um impacto enorme tanto financeiro quanto logístico. Além do alto custo da individualização em si, há um aumento considerável nas despesas com estoque e transporte desses produtos”, explica.
O executivo também participou de uma mesa-redonda que reuniu as visões da ABIMO, da Anvisa e da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas acerca dos reflexos das mudanças nas embalagens de dispositivos médicos. Um dos pontos de preocupação elencados por Moraes foi quanto as embalagens que não estão mais regulamentadas pela Anvisa. “Essa é uma situação muito complexa, pois estão entrando, no mercado, diversos produtos sem validação, produzidos sem qualquer esforço de adequação”, finaliza.
O simpósio da SOBECC tem, como objetivo principal, produzir debates científicos capazes de despertar reflexões e a adoção de medidas eficazes no setor de esterilização, contribuindo para a segurança dos pacientes.
Publicado em 01/09/2022