SENAI CIMATEC inaugura complexo tecnológico voltado à pesquisa aplicada e testes em escala industrial

Com novo site com laboratórios de maior porte, Unidade Embrapii contribuirá com a indústria de saúde interessada em inovar

O SENAI CIMATEC, que integra o rol de unidades Embrapii desde o início de sua consolidação, inaugurou dia 11 de novembro o SENAI CIMATEC PARK, complexo tecnológico voltado à pesquisa aplicada e testes em escala industrial. O novo site, que conta com laboratórios de maior porte somados aos mais de 50 laboratórios que já estão em atuação em Salvador, na Bahia, contribuirá de forma ainda mais intensa com a indústria de saúde interessada em inovar.

Com 10 galpões industriais e um prédio administrativo, o projeto contou com investimento de R$ 80 milhões. Abrigando laboratórios avançados, plantas-piloto de grandes proporções, áreas de segurança para testes e operações de risco e pista de teste multiuso para projetos de inovação tecnológica para o setor automobilístico, a nova infraestrutura emerge como parte do plano de ampliação do SENAI CIMATEC.

Expansão do já conhecido CIMATEC – referência no Brasil e no mundo como um dos principais institutos de ciência e tecnologia –, o SENAI CIMATEC PARK surge para atender aos processos que tem foco no escalonamento de produção (scale-up), testes de grande porte, plantas piloto e desenvolvimento de protótipos em escala real, atividades que carecem de uma infraestrutura industrial mais robusta e avançada.

A presença do novo complexo dentro do Polo Industrial de Camaçari deve atrair para a região empresas de base tecnológica e startups industriais, ajudando o polo a se tornar mais competitivo e dando suporte às necessidades das áreas de equipamentos e materiais de uso em saúde, energia, mecânica, naval e offshore, automotiva, construção civil, química, petroquímica, biotecnologia, farmacêutica, celulose e papel, petróleo, gás, entre outras.

Parcerias na saúde – Por meio do Instituto de Tecnologias da Saúde, a unidade trabalha diretamente com as indústrias representadas pela ABIMO ao desenvolver equipamentos e materiais de uso em todos os seus segmentos envolvendo práticas de engenharia e utilização de plataformas de IoT (Internet das Coisas), robótica, ótica, inteligência artificial e impressão 3D.

Os laboratórios integrados ao SENAI CIMATEC estão habilitados a atuar, por exemplo, com o setor de odontologia desenvolvendo projetos para caracterização e testes de novos materiais, podendo inclusive atuar com o desenvolvimento de tecnologias embarcadas associadas a instrumentais cirúrgicos.

Empresas interessadas em conhecer mais a fundo a infraestrutura do SENAI CIMATEC e todo o rol de procedimentos que estarão disponíveis no SENAI CIMATEC PARK podem acessar o portal da unidade clicando AQUI.

Confira, abaixo, o vídeo com toda infraestrutura planejada para o grande complexo industrial SENAI CIMATEC PARK.

Veja também