Workshop sobre normas e ensaios em implantes ortopédicos

São Paulo, 24 de novembro de 2016 – Com o objetivo de discutir a aplicação de normas e a realização de ensaios mecânicos e outros que impactam na segurança de implantes de quadril, joelho, coluna, entre outros, nos dias 9 e 10 de novembro aconteceu, em São Paulo, o 1º Workshop Normas e Ensaios de Implantes – A Segurança dos Implantes e o Estado da Arte no Desenvolvimento dos Produtos. O evento, realizado pela primeira vez, foi organizado pela ABIMO, ABRAIDI (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes), ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) e contou com o apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  Na ocasião o gerente de Estratégia Regulatória, Joffre Moraes, esteve presente representando a ABIMO.

“O encontro foi importante, pois tivemos uma visão de como os ensaios na área de implantes são tratados em laboratórios no exterior, assim como discutimos sobre a negociação de prazos e custos e como identificarmos em qual momento determinados ensaios serão importantes para cada tipo de projeto”, disse Moraes.

As apresentações tiveram a participação de engenheiros com PhD e experiência em indústrias globais como Johnson & Johnson, Stryker, Medtronic, Zimmer-Biomet, Wright, locais como Osteomed, Hexagon, além de integrantes da academia, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e laboratórios nacionais de ensaios de produtos.

Para o diretor técnico da ABRAIDI, Dr. Sérgio Madeira, os conferencistas convidados representam o “porte de uma universidade, um MIT itinerante”. A qualidade dos implantes usados no Brasil está referendada por produtos com índice baixo de falhas e vida útil longa, como próteses de quadril e de joelho. “O trabalho da Anvisa, nos últimos 10 anos, contribuiu decisivamente para isso, inclusive para aprimoramento da indústria nacional”, destacou.

Há perspectivas de que no próximo ano aconteça a segunda edição do evento.

Veja também