Presidente da ABIMO participa de webinar sobre o papel da indústria no combate à pandemia

O evento online foi realizado pela Associação Comercial de Pelotas

Nesta quinta-feira (29), o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Franco Pallamolla, participou do debate virtual no “Tá na Hora”, tradicional reunião-almoço da Associação Comercial de Pelotas (ACP). O tema do encontro foi “O papel da indústria no combate à pandemia”, com mediação do presidente da ACP, Mauro Bom.

Durante sua fala, Pallamolla ressaltou que o Brasil precisa rever a sua política para o setor de dispositivos médicos e fármacos, e deixar a vulnerabilidade de ficar sempre dependendo de fornecedores estrangeiros, independentemente de sua origem. “A pandemia jogou luz a esse setor e mostrou o quanto é estratégica para o país. Algumas outras nações acoplam esse segmento à área de defesa, porque entendem ser absolutamente necessário, sobretudo em um mundo que tem cada vez menos fronteiras. Hoje, estamos enfrentando essa pandemia, mas poderão ter outras e precisamos estar preparados”.

O presidente da ABIMO disse ainda que existem problemas a serem superados, mas destacou que o Brasil conta com o maior sistema de saúde pública do planeta, considerando locais acima de 100 milhões de habitantes, é o segundo em número de transplante de órgãos, além de diversos outros exemplos que comprovam a grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, não tem ainda uma indústria de medical devices forte.

Para ele, a partir de um novo posicionamento, a indústria brasileira pode ter diversas oportunidades, por meio da valorização não apenas do Estado, como também de continentes que se interessem pelo Brasil, já que possui tradição de comércio com outros países, pois consegue ter custos competitivos e pode fabricar tudo em solo nacional. As oportunidades já estão aparecendo e surgirão mais, finalizou.

Acompanhe o webinar na íntegra, clique aqui.

Veja também