Portal faz o acompanhamento dos dados epidemiológicos do RN

Em tempos de crise, uma das principais ferramentas da sociedade é a informação. Em uma pandemia, como a do coronavírus, essa ferramenta se faz ainda mais necessária para deter o contágio entre as pessoas e para nortear decisões importantes dos gestores públicos, empresários e empreendedores.

Com o objetivo de manter toda a sociedade informada, o LAIS – Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – da UFRN já disponibiliza o Portal Coronavírus RN, com dados atualizados diariamente sobre a pandemia em todo o Estado e no Nordeste.
Ao acessar, o usuário encontra informações demonstradas em gráficos e tabelas, com o número de casos confirmados, casos suspeitos, número de mortes, entre outras informações necessárias para o conhecimento de todos.

Durante a navegação no portal, o usuário poderá acessar os MAPAS, um funções do dispositivo de monitoramento que demonstra a porcentagem do número de casos confirmados por bairro de Natal, por exemplo. Há ainda a opção número de casos suspeitos e casos confirmados no RN. A função apresenta ainda
o número atualizado de casos suspeitos, prováveis, descartados e confirmados da doença.

De acordo com os pesquisadores organizadores da ferramenta, o serviço reúne dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Doutor Almino Fernandes (Lacen), além de fontes de dados do Governo Federal. O grupo montou ainda uma sala de situação localizada no LAIS, que faz a análise dos dados e alimenta a plataforma com informações.

“Esse trabalho é realizado para gerar uma informação qualificada, pois acreditamos que a melhor maneira de se combater essa pandemia é ofertar à população uma informação de qualidade”, explicou o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim. Ele ressaltou, ainda, que todos podem monitorar a evolução da Covid 19 no Rio Grande do Norte e comparar essa evolução com os outros estados do Nordeste. “É uma informação bastante relevante para embasar o poder público a tomar as decisões necessárias, além de deixar a população bem informada”, finalizou.

Covid-19 no RN
De acordo com dados da plataforma, até às 18h52 desta segunda-feira (30), o Rio Grande do Norte tina 77 casos confirmados da doença, 1.494 casos suspeitos e uma morte em decorrência do novo coronavírus. Há ainda 626 casos descartados.
Em 88 municípios há a suspeita de casos da Covid-19. Os casos confirmados ocorrem nas cidades de Natal (37), Mossoró (16), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (1), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1) e Tibau (1).

Brasil
Em todo o país, 4.579 é o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. O número de óbitos também aumentou, agora são 159, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Saúde. O estado de São Paulo concentra 113 mortes, com 1.517 casos.

Acesse “Coronavírus RN” (disponível no site covid.lais.ufrn.br)

Veja também