Pesquisa busca identificar as perspectivas dos empresários a respeito da Indústria 4.0

São Paulo, 3 de agosto de 2017 – Buscando identificar como as empresas lidam com a perspectiva de implementação de tecnologias da quarta revolução industrial, também conhecida como Manufatura Avançada ou Indústria 4.0, o Decomtec (Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp) está fazendo uma pesquisa para ouvir opiniões e sugestões dos empresários.

Manufatura Avançada, ou Indústria 4.0, é a organização do processo de produção baseada em tecnologia e dispositivos autônomos que se comunicam entre si ao longo da cadeia de valor. Sistemas de computador podem, por exemplo, monitorar processos físicos, criar uma cópia virtual do mundo físico e tomar decisões descentralizadas baseando-se em mecanismos auto-organizáveis.

O conceito leva em conta o aumento da informatização na indústria de transformação, onde objetos físicos passam a ser perfeitamente integrados em redes de internet. Como resultado, a produção será verticalmente conectada com o processo de negócios dentro das empresas e horizontalmente conectada às cadeias de valor dispersas geograficamente que podem ser gerenciadas em tempo real – do momento em que o pedido é tomado até a logística de saída.

O prazo final para responder ao questionário é 11 de agosto de 2017.

A Fiesp assegura a confidencialidade das informações e está à disposição para auxiliar no que for necessário. Em caso de dúvida, entre em contato com Juliana de Souza (e-mail: juliana.souza@fiesp.com.br).

Clique aqui para acessar a pesquisa

Veja também