Parceria Firjan e ABIMO

A Firjan – Federação das Indústrias do Estado do RJ é formada por cinco (5) instituições que apoiam e incentivam as indústrias gerando ideias, empregos e desenvolvendo soluções. São elas: Firjan, Firjan SENAI, Firjan SESI, Firjan CIRJ e Firjan IEL.

Dentro deste contexto, existe a rede dos Institutos SENAI de Inovação criada para ser uma ponte entre o meio acadêmico e as necessidades do empresariado nacional. Seu foco de atuação é a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham desde a fase pré-competitiva do processo inovativo e atuam até a etapa final de desenvolvimento, quando o novo produto está prestes a ser fabricado pela indústria.

Os Institutos SENAI de Tecnologia (IST) e Institutos SENAI de Inovação (ISI) estão localizados em regiões de grandes polos industriais, cujas unidades são conectadas entre si, compartilhando competências, portfolios, laboratórios e especialistas, para atender às demandas de todo o Brasil. São ao todo 60 Institutos SENAI de Tecnologia e 27 Institutos de Inovação em todo país. No RJ, temos 03 ISTs (Química e Meio Ambiente, Solda, Automação Industrial) e 03 ISIs (Química Verde, Inspeção e Integridade e Sistemas Virtuais de Produção).

Uma de nossas atuações nacionais vem através do Instituto Senai de Inovação em Química Verde, que foi credenciado pela EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. A EMBRAPII financia até 1/3 de projetos de inovação de empresas brasileiras com recursos não reembolsáveis oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e da Educação – MCTIC. Aos valores se somam recursos das próprias Unidades e as contrapartidas da empresa. Oportunidade ímpar para as empresas de dividir custos e risco de seus projetos!!

Baseados nisto, em breve a Firjan e a ABIMO formalizarão uma parceria, mediante a assinatura de um Memorando de Entendimentos que visa a realização conjunta de projetos, eventos futuros, mas principalmente em estender os mecanismos nacionais de apoio às empresas da rede Firjan às indústrias associadas da ABIMO.

Na sequência, vamos realizar um Webinar para apresentar as nossas linhas de atuação e possíveis sinergias de projetos com as empresas associadas ABIMO. Aguardem!

Dentro das linhas de pesquisa, temos por exemplo oportunidades em áreas de sustentabilidade, minimização de geração de efluentes, reuso de água, novo materiais, eficiência energética, redução do número de etapas de processos, biotecnologia dentre outras.

Até breve com mais novidades!

Alexandre dos Reis
Diretor Executivo SESI/ SENAI RJ

Veja também