Paralimpíada será palco para indústria de tecnologia assistiva

A ABIMO, por meio do seu projeto Brazilian Health Devices (BHD), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estará presente na Casa Brasil, com um Showroom de produtos de tecnologias assistivas voltados à funcionalidade e bem-estar da pessoa com deficiência.

Entre os dias 4 e 18 de setembro ficarão em exposição no local os produtos mais inovadores da indústria nacional de equipamentos médicos ligados à tecnologia assistiva. Participarão da amostra as empresas Ibramed, Jumper e Freedom.  A ONG Noisinho da Silva, organização que tem como propósito utilizar o design universal como ferramenta de inclusão, também levará os seus produtos.

Durante todo o dia 7 de setembro, data da abertura dos jogos paralímpicos, o BHD promoverá dois seminários na Casa Brasil: o primeiro ocorrerá na parte da manhã e abordará a tecnologia assistiva a favor da inclusão do esporte. O fórum terá a participação de representantes de empresas nacionais, e do atleta paralímpico, Diego Coelho.

À tarde, o seminário: “O desenvolvimento das tecnologias assistivas para funcionalidade do indivíduo” trará, além de representantes da indústria, um representante da Noisinho da Silva.

Diversos atletas paralímpicos estarão presentes fazendo demonstrações nos dias 6,7 e 8 de setembro.

Tecnologia assistiva brasileira tipo exportação

Com boas perspectivas no mercado local, os produtos de tecnologia assistiva são uma oportunidade para os fabricantes nacionais se internacionalizarem. A Apex-Brasil firmou uma parceria com a ABIMO para pôr em prática um plano de negócios que indicará potenciais mercados no exterior. Nesse projeto pretende‐se organizar internamente uma parte do setor de tecnologia assistiva, regulamentá-lo e prepará-lo para o mercado internacional.

SERVIÇO

BHD NA CASA BRASIL

– 4 e 18 de setembro – Exposição de produtos

– 6,7 e 8 – Demonstração de produtos com atletas.

– 8 de setembro – SEMINÁRIO 1: A tecnologia assistiva a favor da inclusão do esporte

10h30: Abertura – Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO

10h45: Ibramed

11h15: Jumper Wheelchairs

11h45: A tecnologia assistiva a favor da inclusão no esporte, com Diego Coelho

 

SEMINÁRIO 2: O desenvolvimento das tecnologias assistivas para funcionalidade do individuo

14h00 – Abertura – Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO

14h15 – FREEDOM

14h45 – ONG Noisinho da Silva

15h15 – Depoimentos de usuários dos produtos

Veja também