“Para fortalecer setor da saúde é preciso ter um órgão regulador forte”, diz presidente da ABIMO

São Paulo, 16 de maio de 2017 – Iniciativa da ABIMO durante a Feira Hospitalar 2017, a 8ª edição da Jornada de Ação em Política Industrial e Regulamentação para Produtos de Saúde teve início na tarde desta terça-feira (16) com a participação de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Em seu discurso de boas-vindas aos palestrantes e participantes, o presidente da ABIMO, Franco Pallamolla, reiterou o que havia dito pela manhã durante a cerimônia de abertura da 24ª edição da Hospitalar Feira+Forum sobre o momento de profunda transição econômica pelo qual passa o Brasil.

“Várias transformações estão impactando e vão impactar o sistema de saúde”, frisou Pallamolla, ao ressaltar que ao contrário dos anos anteriores, neste a ABIMO optou por agendas verticais. “São tão importantes e cruciais quanto as transversais. Estamos olhando as necessidades específicas da nossa indústria”.

Pallamolla ressaltou que ao longo dos últimos anos, a ABIMO tem recebido apoio da Anvisa e dos Ministérios do Desenvolvimento e da Saúde, o que mostra que estão entendendo o grau de importância de convergência dos diversos atores. “Mesmo que em lados opostos (setor regulado e setor regulador), o que significa que cada um conhece seu papel, as suas responsabilidades e para fortalecer esse setor é preciso ter um órgão regulador forte”.

Para o presidente da ABIMO, ver o setor de saúde incluído no Programa Brasil Mais Produtivo foi uma grande satisfação. Iniciativa do governo federal, o programa é uma ferramenta prioritária para o setor médico-hospitalar, segundo avaliou. “Entendemos que esta é uma chave que vai nos permitir fazer a travessia desse momento turbulento e cada vez mais preparar as nossas organizações para que possamos seguir a agenda de inovação que o País precisa, que o setor deseja e que nós como empresários perseguimos”, finalizou.

Veja também