Missão incentiva novos negócios com a Argentina

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, a Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) realizará, em Buenos Aires, uma missão para incentivar novos negócios com a Argentina.  Empresários do estado de São Paulo interessados em participar já podem entrar em contato para inscrições.

Tratativas nesse sentido já começaram entre o presidente da Investe SP, Juan Quirós, e o ministro-chefe de gabinete do governo do presidente Maurício Macri, Marcos Peña, em audiência realizada na Casa Rosada, em Buenos Aires.

A Investe SP já promove consultas com compradores argentinos para definir as potencialidades. Os empresários paulistas interessados devem enviar e-mail para spexport@investesp.org.br  ou  natalia.muto@investesp.org.br . A ação será nos moldes das missões já realizadas com sucesso na Colômbia e Peru, sempre em parceria com Apex-Brasil, e que já resultaram em bons negócios para os empresários participantes.

A Investe SP fará contatos prévios para a missão também no evento “Argentina para o Mundo”, promovido pelo presidente Maurício Macri, que vai atrair mais de mil empresários e investidores de vários países, entre os dias 12 e 15 de setembro, a Buenos Aires. Estarão presentes ministros e executivos de vários países.

O presidente da Investe São Paulo disse que os empresários paulistas acreditam na recuperação da economia Argentina e que o estado de São Paulo, por sua boa governança e infraestrutura, tem conseguido atrair investimentos apesar da crise.

“O governador Geraldo Alckmin vê o mercado Argentino com grande entusiasmo, sobretudo agora com a política de abertura para o mundo do presidente Macri”, disse Quirós ao ministro-chefe de gabinete do presidente argentino.

O ministro também se interessou em promover um encontro do presidente Macri com o governador Geraldo Alckmin em função do papel essencial do Estado de São Paulo nas relações econômicas com a Argentina. “Temos interesse em estreitar ainda mais as relações com São Paulo e certamente vamos estar presentes na missão que a Investe SP fará em Buenos Aires”, disse Marcos Peña.

A Argentina acompanha o desenrolar da situação institucional do Brasil com ansiedade. Houve uma queda de 15,7% nas vendas de produtos argentinos para o Brasil este ano em relação ao anterior. Já o Brasil registrou um superávit de 207 milhões de dólares no mês de julho no comércio com a Argentina. A expectativa é que o cenário deve melhorar nos próximos meses, com vantagens para os dois países.

Veja também