Marco para indústria de saúde nacional, Alfamed inaugura nova sede em MG

Com 4.300 metros quadrados de área construída, espaço inovador visa a internacionalização

A Alfamed Sistemas Médicos, empresa associada à ABIMO e que atua há 12 anos no mercado de saúde fabricando produtos de suporte à vida, cardiologia e ultrassonografia, acaba de inaugurar sua nova sede na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais. O espaço, que tem 4.300 metros quadrados de área construída, torna-se um dos principais parques fabris do segmento de dispositivos médicos da América Latina e marca a boa fase da indústria nacional, que vem investindo em alta tecnologia para vencer os desafios de competitividade do mercado.

Representando a ABIMO, Jamir Dagir Júnior e Paulo Henrique Fraccaro, respectivamente vice-presidente e superintendente da entidade, prestigiaram o evento de inauguração, realizado dia 26 de abril, e parabenizaram diretamente Otávio Viegas, presidente da Alfamed. “A nova fábrica destaca o espírito extremamente empreendedor de Viegas que, mesmo com o Brasil navegando em águas turbulentas, com indefinições políticas e econômicas, segue investindo por saber que aqueles que persistirem serão os primeiros a colher os bons frutos amanhã”, declara Fraccaro.

De acordo com Viegas, a construção da nova sede tem foco na internacionalização. “Fazemos parte do grupo Prime Holding e contamos com uma estrutura nos Estados Unidos voltada à exportação aos países latino-americanos. Essa nova sede foi pensada especialmente para dar suporte à produção de produtos para o mercado internacional”, diz.

Com projetos audaciosos de industrialização e comercialização de equipamentos para hemodiálise, além da ampliação das linhas de oxímetros, eletrocardiógrafos, ultrassom e monitores multiparamétricos, a Alfamed visa crescimento ainda maior do que os 70% obtidos entre 2019 e 2020. “Com essa estrutura reforçada, nossa expectativa é crescer ainda mais até 2025”, completa o presidente.

Na visão de Fraccaro, o investimento da Alfamed contribui com o setor como um todo. “Esse passo que a empresa está dando gera empregos, tributos e auxilia na redução do déficit da balança comercial do setor de saúde, que chega à US$ 4 bilhões”, finaliza.

Atuação e crescimento durante a pandemia de covid-19

O empenho da Alfamed foi fundamental para a manutenção dos atendimentos aos infectados pelo novo coronavírus durante a pandemia de covid-19, como comenta Viegas. “A indústria médica nacional, em âmbito geral, representa em torno de 60% de tudo o que é utilizado na área médica no Brasil. Entre 2019 e 2020, nossa empresa teve uma atuação importante no fornecimento de produtos nacionais como oxímetros, monitores e eletrocardiógrafos, trabalhando inclusive no limite da produção”, pontua.

Mais detalhes sobre o trabalho da Alfamed durante a pandemia de covid-19 podem ser conferidos no Panorama ABIMO. Clique AQUI para acessar.

Publicado em 28/04/2022

Veja também