IFC oferece linha especial de crédito para pequenas e médias empresas na África para incentivar venda de equipamentos médicos

A IFC (International Finance Corporation), membro do Grupo Banco Mundial, criou um fundo especial para financiar a aquisição ou leasing de equipamentos médicos diversos para a África Oriental e Ocidental. Os recursos vão ajudar pequenas e médias empresas no setor de saúde como hospitais, clínicas, laboratórios de patologia e centros de diagnóstico por imagem africanos a comprar ou alugar equipamentos avançados para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde do setor privado.

O fundo, o Africa Medical Equipment Facility (AMEF), é uma parceria com instituições financeiras na África e fabricantes de equipamentos médicos em todo o mundo. Por meio dele, provedores de saúde de pequeno e médio porte na África Oriental e Ocidental terão acesso a empréstimos com prazo de até 7 anos em moeda local para comprar ou alugar o equipamento médico necessário.

Entre os grandes fabricantes, a IFC já conta com a adesão da Philips e está em negociação com outras empresas de diversos países com planos de comercializar seus produtos na África. No Brasil, a IFC quer fazer parceria com fabricantes que desejam oferecer seus produtos para esse mercado e já identificou potenciais interessados. A vantagem dos fabricantes de equipamentos médicos brasileiros é a qualidade e o custo competitivo.

O fundo contará com US$ 150 milhões (cerca de R$ 800 milhões) para emprestar às empresas em 9 países africanos: Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Quênia, Ruanda, Senegal, Tanzânia e Uganda. Além de oferecer a linha de crédito para pequena e médias empresas no setor de saúde na África, esse programa envolve ainda um componente de assessoria técnica pela IFC. As pequenas e médias empresas de saúde receberão consultoria para melhorar seus processos de aquisição de equipamentos médicos, de gestão financeira e de planejamento de negócios. A IFC também ajudará as instituições financeiras locais a fortalecer suas habilidades com relação à análise de crédito de equipamentos médicos. Essa assessoria técnica deverá alavancar mais vendas de equipamentos médicos bem como permitir maior conexão entre as partes interessadas (bancos, pequenas/médias empresas no setor de saúde e fabricantes de equipamentos médicos).

O AMEF faz parte do Global Health Platform da IFC (Plataforma Global de Saúde, do inglês GHP), iniciativa de apoio ao setor privado para responder os desafios da COVID-19. Por meio da plataforma, a IFC pretende apoiar as empresas na oferta de produtos e serviços essenciais a saúde, criar capacidade de produção e entrega desses produtos e fortalecer a resiliência dos setores de saúde dos países em desenvolvimento, estimulando o desenvolvimento local.

Clique aqui para saber mais sobre o AMEF.

Veja também