IFBA – Especializada em saúde, unidade Embrapii é parceira da indústria

Credenciada para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de tecnologias em saúde, unidade realiza projetos junto com empresas do setor

Iniciada em 2015 como resultado das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia em Saúde do Campus Salvador do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), a Unidade Embrapii do instituto está apta ao desenvolvimento de inúmeras soluções tecnológicas inovadoras no segmento de saúde e atua constantemente em parceria com a indústria nacional.

Um dos cases de sucesso dessa relação profícua entre pesquisa e cadeia produtiva é o foco cirúrgico da BARRFAB que, desenvolvido em conjunto com a Unidade Embrapii do IFBA, possui tecnologia LED com alto grau de reprodução de cor, variação do campo por meio eletrônico e pode ser utilizado para cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

O produto, que é compacto e funcional, foi totalmente testado em laboratório e possui certificações que atestam sua qualidade. Oferecendo um amplo ponto de visão com um nível de iluminação surpreendente, além de variação de intensidade luminosa de 50.000 a 160.000 Lux, conta com cúpula em alumínio que dissipa o calor e diâmetro do campo iluminado ajustável eletronicamente.

Essa parceria foi possível devido ao interesse da empresa em investir em inovação somado à capacidade da unidade de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos subsistemas de base eletrônica, mecânica e de materiais do Complexo Industrial de Saúde. Hoje a Unidade Embrapii do IFBA realiza projetos de dispositivos médicos e seus acessórios, aparelhos para simulação, análise e melhoria de dispositivos médicos e seus processos produtivos, além de equipamentos para uso em saúde e seus acessórios.

Atuando de forma multidisciplinar, a unidade realiza serviços de ensaios, calibrações e consultoria, além de prototipagem mecânica e eletrônica sempre em consonância com os regulamentos técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que o protótipo final esteja em condições de tornar-se rapidamente um produto passível de comercialização.

Segundo Lívia Santos Simões, coordenadora administrativa do IFBA, é importante destacar os avanços da unidade na área de saúde. “A unidade é voltada ao desenvolvimento de equipamentos e tecnologias do setor e trabalhamos com competências específicas tanto para diagnóstico quanto para melhoria da qualidade dos equipamentos em uso nas unidades de saúde. O modelo Embrapii ajuda na aproximação com as empresas por conta da facilidade de financiamento e da gestão muito simplificada. Por conta desse modelo temos, hoje, parcerias com empresas inclusive do sul e do sudeste do Brasil”, comenta. A atuação conjunta com a BARRFAB é uma dessas parcerias que transpõem barreiras geográficas, visto que a indústria está instalada em Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Veja também