Espaço Reabilitação enfatiza importância da indústria de tecnologia assistiva

São Paulo, 12 de maio de 2017- A parceria entre a ABIMO e a Hospitalar Feira+Fórum resultou na montagem do Espaço Reabilitação na edição 2017 do evento. Com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, a ação apresenta de forma interativa algumas das soluções desenvolvidas pela indústria brasileira de tecnologia assistiva.

Durante os quatro dias de evento, o espaço contará com uma agenda de atividades que promovem a inclusão e estará aberto ao networking de todos os visitantes e profissionais envolvidos no segmento. Convidados pela Jumper, empresa brasileira inovadora de cadeiras de rodas de uso social e esportivo, vários atletas demonstrarão como é possível alcançar alto rendimento em esportes por meio do investimento em produtos modernos e tecnológicos.

Paola Klokler, atleta paraolímpica da seleção brasileira de basquete; João Henrique, atleta amador de skate e 2º lugar no ranking nacional de motocross de cadeira de rodas; e Fernando Mendes, 2º lugar no ranking do Open Mundial de Crossfit na categoria Seat Scale, são alguns dos atletas que farão oficinas diárias em horários alternados, cada um dentro da sua modalidade.

“Esta ação é de extrema importância para a sensibilização dos profissionais da saúde acerca do mercado de tecnologia assistiva e todas as oportunidades apresentadas dentro desse universo. Além disso, o espaço promoverá produtos brasileiros, fortalecendo a imagem da indústria nacional tanto para o mercado doméstico quanto para o mercado internacional. A indústria brasileira hoje é capaz de suprir 97% da demanda interna por cadeiras de rodas, sendo que o Brasil possui produtos de altíssima qualidade nesse segmento, um potencial ainda pouco explorado no cenário internacional”, comenta Clara Porto, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

Ainda dentro do Espaço Reabilitação, a Ibramed fará demonstrações realistas de tratamentos. Todos os dias, com uma fisioterapeuta especializada em medicina do esporte, demonstrará o controle inflamatório e a analgesia por meio de ultrassom terapêutico, bem como a corrente aussie associada ao exercício ativo para ganho de força muscular. O espaço também contará com a presença de profissionais da Carci, fornecedora de produtos e soluções para fisioterapia e reabilitação, e da ColOff, com produtos específicos para o cuidado com idosos.

Terceira idade – Reabilitação também é um tema que deve sempre ser pensado para a população que envelhece. No Brasil, assim como em diversas outras nações pelo mundo, a sociedade está passando por um período no qual a idade média eleva-se cada dia mais. Isso volta a atenção do sistema de saúde, público ou privado, para soluções que promovam desde melhor qualidade de vida para a terceira idade até mesmo tratamentos menos invasivos e produtos de suporte a essa faixa etária.

O Espaço Reabilitação também abordará esse assunto por meio de uma oficina de cuidados com idosos promovida pela ColOff, empresa responsável por uma grande inovação que facilita e torna mais assertiva a coleta de amostras de fezes e urina para exames laboratoriais.

Mercado promissor – Completamente envolta neste segmento e visando contribuir para que a produção nacional ganhe destaque no mercado externo, a ABIMO vem trabalhando em um estudo que detalhou as principais ações para fortalecimento e ampliação da indústria brasileira de tecnologia assistiva. A pesquisa, desenvolvida pela Kaiser Associates, traça um panorama atual do segmento que visa beneficiar cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).

Considerando o Censo 2010, quase ¼ da população brasileira convive com algum tipo de deficiência. Com capacidade produtiva notável para alguns nichos de produtos, a indústria nacional consegue atender a cerca de 70% da demanda geral nesse mercado que movimenta aproximadamente US$ 1,35 bilhão ao ano. Investir nessa área representa ampliar as chances de o país se destacar tanto no cenário doméstico quanto no internacional.

A ABIMO também divulgará novos dados obtidos por meio dessa pesquisa durante o Simposio Latinoamericano de Rehabilitación y Tecnologías de Apoyo, evento gratuito realizado dentro da Hospitalar Feira+Fórum no dia 18 de maio. A apresentação da ABIMO sobre tecnologia assistiva será comandada pelo superintendente da entidade, Paulo Henrique Fraccaro, e está prevista para ter início às 16h55.

Veja também