ABIMO promove VII Encontro dos Associados e nona edição do Prêmio Inova Saúde

Evento teve a presença da Ilustríssima Senadora Ana Amélia de Lemos

O VII Encontro Anual de Associados da ABIMO, evento realizado na noite desta quinta-feira, 12 de abril, no topo do prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), reuniu empresários e líderes do setor de saúde brasileiro em um jantar de confraternização consolidado como palco para a troca de ideias e conhecimentos nos segmentos médico-hospitalar e odontológico. Durante o encontro também foi realizada a nona edição do Prêmio Inova Saúde, iniciativa criada para impulsionar a inovação do setor.

Em seu discurso de abertura, Ruy Baumer, presidente do SINAEMO, enfatizou o atual cenário político brasileiro como representação das inúmeras batalhas enfrentadas pelo setor de saúde. “Nossos desafios serão ainda maiores neste ano eleitoral. Seguimos com a crescente inadimplência, os atrasos nos pagamentos, e o custo financeiro que, apesar da queda da inflação, continua subindo”, declarou ao relatar que este cenário penaliza as pequenas e médias empresas.

O encontro, momento propício para fomento da cadeia produtiva, contou com a ilustre participação da senadora Ana Amélia de Lemos, como enfatizou Baumer. “Não posso deixar de agradecer a presença da senadora que em toda sua atuação no Senado Federal lembra do setor de saúde, das entidades e, principalmente, dos interesses da população. Nossa intenção é conseguir esse mesmo compromisso com outros candidatos”, disse ao homenagear a convidada e citar a criação da Frente Parlamentar da Saúde Virtual, um caminho para que todos recebam o posicionamento das entidades sobre cada um dos assuntos que afeta a cadeia de saúde.

Em seu pronunciamento, Ana Amélia agradeceu o convite e parabenizou o discurso de Baumer, adjetivando-o como curto e provocante. “Eu não prometi nada para a saúde do Brasil, mas o que eu ofereci foi muito mais do que eu pensava em fazer. Temos pessoas extraordinárias no Senado, pessoas sérias, bem-intencionadas e comprometidas. Lamento, profundamente, que o cenário não seja alentador. Sempre fui otimista, mas quando olhamos uma reforma eleitoral feita para manter tudo do jeito que está, fico desalentada”, declarou. Motivando a união não só do empresariado, mas de toda a sociedade, a senadora enfatizou que “só vamos mudar este cenário se tivermos cuidado e responsabilidade na eleição deste ano, fazendo escolhas corretas para o futuro do país”.

Concordando com o posicionamento de Ana Amélia, Franco Pallamolla, presidente da ABIMO, subiu ao palco para encerrar a cerimônia e enfatizou a importância do segundo semestre na política brasileira. “Precisaremos pensar para não cometer erros. Teremos situações difíceis pela frente, não temos um horizonte azul, mas sim um cenário nebuloso. O setor produtivo privado tem feito a parte dele visando retomar a paz, as atividades e voltar a produzir para que, em 2019, consiga virar essa página”.

Falando sobre inovação em referência à cerimônia da nona edição do Prêmio Inova Saúde, Baumer declarou que o país também deveria ter uma categoria de inovação em estratégias de negócios. “Posso citar dois exemplos que fazem parte de nossas metas: a competição do produto nacional que é tributado em até 45%, contra a isenção do produto importado; e a prioridade de exportação, na qual a ABIMO tem um excelente programa com a Apex-Brasil de capacitação das empresas”.

Excelente oportunidade para os participantes ampliarem suas redes de relacionamento, o VII Encontro Anual de Associados da ABIMO também recebeu outras diversas autoridades do setor como Francisco de Assis Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde; Wilson Pollara, secretário municipal de Saúde de São Paulo; Renato Alencar e Gabrielle Cunha Barbosa, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Carlos Amorim, Ricardo Fragoso e Roberto Silva Santos, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Gabriel Isaacsson, da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos); Marcos Jenay Capez, do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo); Wilson Chediek, da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas); Sílvio Cecchetto, da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas); Carlos Alberto Goulart, da ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos); Bruno Boldrin, da ABRAIDI (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes); e Yussif Ali Mere Jr, do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Demais Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo).

Veja também