Domingo Braile – trajetória do médico que revolucionou a cirurgia cardíaca vira livro

Intitulada A céu aberto, obra foi escrita pela jornalista Elma Eneida Bassan Mendes e será lançada dia 22 de novembro

A virtuosidade da trajetória de Domingo Braile, médico, pesquisador e inventor responsável pela fundação da Braile Biomédica, associada à ABIMO que há 42 anos atua no ramo de fabricação de materiais para cirurgias cardiovasculares, ganha novas proporções com o lançamento do livro A céu aberto – a história de Domingo Braile, o consertador de corações.

Escrito pela jornalista Elma Eneida Bassan Mendes, o livro traz um amplo relato sobre o profissional, abordando, desde 1800, a história da família e de seus antepassados na Itália.

“Sempre quisemos realizar esse sonho de escrever a história deste pioneiro que é meu pai”, comenta Patrícia Braile, que preside a empresa e é membro do Conselho Suplente da ABIMO. Para ela, é emocionante ver todo esse caminho de sucesso descrito em um livro. “A vida de Domingo Braile está ligada aos primórdios da cirurgia cardíaca no mundo, pois falamos de algo que teve início na década de 1950”, pontua.

O livro também relata como o trabalho do Dr. Braile ampliou e propiciou o acesso a tratamentos cardiovasculares pelo Brasil. “Só existia cirurgia cardíaca em São Paulo e era o início do procedimento no Rio de Janeiro. Foi Dr. Braile quem levou a possibilidade de o interior do país também oferecer esses procedimentos”, explica Patrícia.

“Quando lemos a biografia de Domingo Braile, vemos que a vida realmente é repleta de desafios e que, a cada dia, construímos um pedacinho dela. Muita coisa não dá certo, mas com fé em Deus, muito trabalho e uma família unida podemos construir uma jornada repleta de propósito”, diz Patrícia.

Responsável pela redação da obra, a jornalista Elma Eneida Bassan Mendes acompanhou de perto toda a história do cirurgião e de sua empresa. “Elma trabalhou a vida toda ao nosso lado, está conosco nessa jornada há 35 anos. Assim, foi capaz de captar toda a história e a transmitiu com uma sensibilidade genuína”, finaliza Patrícia.

Lançamento, inovação e incentivo à pesquisa – Mostrando toda a dedicação do médico em promover os tratamentos e inovar, a obra será lançada no dia 22 de novembro, a partir das 19h30, no Quinta do Golfe Clube – Varanda, em São José do Rio Preto (SP).

Toda a renda obtida pela venda dos exemplares será revertida para investimento em pesquisa e desenvolvimento na área cardiovascular, o que reflete, novamente, a dedicação da família Braile a inovação e melhorias do cenário da saúde no mundo. Um dos diferenciais da publicação também está atrelado à inovação. O livro trará seis vídeos com tecnologia de realidade aumentada.

 

Veja também