CPqD – Otimizando a comunicação de dispositivos de saúde na era digital

Unidade Embrapii na área de comunicações avançadas atua como parceira de inovação dentro do ecossistema de saúde

Em operação há mais de quatro décadas, o CPqD se destaca como um dos principais centros de inovação em tecnologia da informação e comunicação da América Latina. Instalado em Campinas (SP) e credenciado como unidade Embrapii desde 2014, atualmente está integrado à área de competência intitulada Comunicações Avançadas. Isso significa que a unidade consegue atender às demandas de inovação em equipamentos, dispositivos e meios físicos, apoiando as empresas na transformação digital a partir da adoção de tecnologias como conectividade, internet das coisas (IoT), inteligência artificial e aprendizado da máquina.

Esse rol de habilidades tem especial importância para a indústria da saúde que vem se adaptando à era digital construindo uma rede de informação cada vez mais fundamental ao diagnóstico e tratamento dos pacientes. Nesse setor, o CPqD está envolvido como parceiro estratégico de diferentes atores. Além de atender às necessidades de inovação da indústria, também atua junto a hospitais, laboratórios e operadoras de saúde.

Totalmente atento às necessidades da saúde brasileira, o CPqD também atua em diferentes outras vertentes do mercado como, por exemplo, cidades e agronegócio. Já realizou, até o momento, mais de 40 projetos de inovação agregando novas capacidades de comunicação, inteligência ou segurança em produtos e soluções.

Com design de inovação, a unidade consegue entender a fundo as necessidades do cliente, listar os desafios e criar um roadmap de projetos de inovação para melhor atender às demandas. Como diferencial, coloca à disposição das empresas uma série de ativos tecnológicos que podem contribuir com a aceleração da inovação e uma real redução do investimento. Além disso, utiliza metodologia ágil como base para o planejamento, gestão e comunicação, o que faz com que o cliente tenha uma participação mais ativa na evolução do projeto, influenciando o planejamento e acompanhando o avanço a partir das constantes entregas incrementais.

Veja também