Conheça o IPESQ, instituto da Paraíba que desenvolve pesquisas na área da saúde infantil

Fundado em 2008, em Campina Grande, na Paraíba, o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento, Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão, foi idealizado por um grupo de profissionais de saúde que tem desenvolvido pesquisas nas áreas de saúde da criança, direitos sexuais e reprodutivos da mulher, com recursos próprios e recebidos de instituições nacionais e internacionais.  Adriana Melo, especialista em Medicina Fetal, com dois doutorados e um pós-doutorado, é a presidente do instituto.  Enquanto o zika ainda era visto como um tipo mais suave de dengue, ela foi a primeira a suspeitar da relação entre este vírus e a má formação do cérebro de crianças. Entre outubro e novembro de 2015, examinando duas gestantes de bebês que nasceriam com microcefalia percebeu que se tratava de um novo padrão da anomalia neurológica. O governo da Paraíba enviou as pacientes para serem examinadas em São Paulo e, em novembro, por iniciativa da doutora Adriana, o material colhido nas pacientes foi enviado à Fiocruz para o laudo decisivo que levou o Ministério da Saúde a decretar emergência sanitária, apenas três meses após o aparecimento das primeiras suspeitas.

Passados apenas quatro meses, os casos suspeitos já chegaram a 3.893. Segundo a Fiocruz, poderão chegar a 16 mil neste ano, um problema de saúde pública com dimensões que provavelmente superarão a tragédia da talidomida que ao final da década de 1950 afetou 10 mil nascituros. A médica paraibana enfrentou inicialmente dúvidas e resistências burocráticas semelhantes àquelas que ocorreram com o sanitarista Oswaldo Cruz no início do século XX, quando propôs eliminar focos de insetos transmissores de doenças tropicais para combater a febre amarela e varíola.

O instituto precisa de doações para continuar com as pesquisas e o tratamento das crianças com microcefalia atingidas pelo zika vírus.

Clique aqui e saiba como doar

Clique aqui e saiba mais sobre o IPESQ

Veja também