Confira projetos desenvolvidos pelo SENAI CIMATEC, uma das próximas unidades EMBRAPII a receber o Roadshow

São diversas as oportunidades de atuação conjunta das unidades com a indústria de saúde; inscrições para encontro que será realizado dia 15 de março estão abertas

O Roadshow “Inovação na Prática para o setor industrial de artigos e equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos e de laboratórios – EMHO” fará sua próxima parada dia 15 de março em Salvador, na Bahia, quando serão visitadas as unidades EMBRAPII SENAI CIMATEC e IFBA (Instituto Federal da Bahia).

A união do conhecimento das unidades EMBRAPII participantes do evento à capacidade de produção da indústria brasileira de saúde gera um setor muito mais forte e competitivo. Por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados entre os dois pontos dessa complexa cadeia, novos produtos e soluções são criadas.

Para entender mais a fundo como as unidades EMBRAPII podem contribuir com o crescimento estratégico da indústria de saúde, confira, abaixo, alguns cases idealizados por marcas nacionais junto ao SENAI CIMATEC, cuja competência tecnológica está voltada à manufatura integrada e à atuação com projetos nas áreas de automação industrial, robótica e otimização de processos industriais.

– A união do time multidisciplinar do SENAI CIMATEC à empresa brasileira Medicicor elaborou um equipamento para circulação extracorpórea utilizado em perfusões regionais e desvios cardiopulmonares para substituir as funções do coração do paciente durante a cirurgia cardíaca. Foram agregadas diversas competências tecnológicas como, por exemplo, eletrônica analógica, sistemas embarcados, e processamento digital.

– Parceria entre o SENAI CIMATEC, o SEBRAE e a Conecti desenvolveu um protótipo de um sistema eletrônico capaz de, por meio de um dispositivo, coletar dados em tempo real de pacientes ocupantes de enfermarias hospitalares. Esses dados são transmitidos diretamente ao sistema de gestão hospitalar por meio de uma conexão wireless.

– Ainda no ambiente hospitalar, a Valid se uniu ao SENAI CIMATEC para desenvolver equipamentos cirúrgicos auto gestores que atuam por meio de RFID monitorando, controlando e gerindo a utilização.

– A Gaia Engenharia e a Unidade EMBRAPII SENAI CIMATEC se uniram para desenvolver um dispositivo eletrônico para acompanhar e tratar pacientes com enurese noturna que acomete crianças que já controlam o ato de urinar quando estão acordadas, mas ainda fazem xixi durante o sono.

– Na era do Big Data e da relevância dos dados para a saúde, a Clivale e o SENAI CIMATEC trabalharam em parceria para a criação de um cartão inteligente para portabilidade de informações clínicas de forma padronizada, facilitando a interoperabilidade de informações que costuma ser uma das grandes barreiras do sistema de saúde no Brasil.

O Roadshow de Inovação, desdobramento da aliança de incentivo à inovação firmada em 2018 entre a ABIMO e a EMBRAPII, será realizado em Salvador dia 15 de março. As inscrições estão abertas e devem ser feitas clicando AQUI. Para conhecer o cronograma completo da ação e entender quais as competências tecnológicas de cada unidade participante, acesse ESTE LINK.

Veja também