Com Fórum Brasil Saúde e 43 associados no pavilhão, ABIMO tem boa participação na Medical Fair Brasil

Feira foi realizada entre 3 e 6 de maio, mais de 11 mil pessoas visitaram o evento

A primeira edição da Medical Fair Brasil, versão brasileira da MEDICA, maior feira do setor de saúde no mundo que é realizada anualmente na Alemanha pela Messe Düsseldorf, foi encerrada com sucesso. A exposição, que recebeu 43 empresas associadas à ABIMO entre os 208 expositores, aconteceu entre 3 e 6 de maio no Expo Center Norte, na capital paulista. Ao longo dos quatro dias, mais de 11 mil pessoas altamente qualificadas e atuantes no setor de saúde passaram pelo pavilhão.

O evento chegou ao Brasil em 2020, justamente no ano em que despontou a pandemia de covid-19. Dessa forma, seguindo todas as recomendações e protocolos para o controle da disseminação do novo coronavírus, a feira teve de ser adiada e a estreia somente foi possível agora, em maio de 2022. Porém a espera valeu a pena.

“Estamos surpresos com o ótimo resultado, principalmente porque até janeiro deste ano ainda não tínhamos certeza de que seria possível realizar a Medical Fair Brasil. Estávamos vivendo, mas não sabíamos se de fato poderíamos nos reunir”, comenta Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, reforçando que com o bom andamento da exposição este ano já é possível organizar uma feira ainda mais completa para 2023.

Na visão de Malu Sevieri, diretora da Medical Fair Brasil (MFB), o evento estreou no país com o pé direito. “Primeiramente, realizar a feira depois de tanto apanhar da pandemia de covid-19 nos gera um sentimento enorme de realização. Foram mais de 11 mil visitantes, 208 expositores e 170 horas de conteúdo. Passear pelo pavilhão e ouvir de empresas que estão ganhando mercado que elas conseguiram bons negócios e reconhecimento graças à nossa plataforma onde elas conseguem expor seus produtos e monetizar, além de investir em branding e relacionamento, é muito satisfatório”, diz. A executiva também comenta que o time começou a preparar a edição de 2023, que já tem data marcada: de 4 a 6 de abril de 2023.

Com um estande institucional, a ABIMO marcou presença no pavilhão recebendo associados e grandes parceiros ao longo do evento. Passaram, pelo espaço da Associação, executivos de diversas outras entidades do setor de saúde, parlamentares, parceiros estratégicos e associados. Além disso, foi realizado o Fórum Brasil Saúde, evento com palestras e debates sobre os principais temas que regem o segmento na atualidade.

Visão da indústria

Espalhadas pelo pavilhão vermelho do Expo Center Norte, as 43 fabricantes de dispositivos médicos associadas à ABIMO tiveram boas oportunidades de construir relações importantes com o setor e gerar novos negócios.

Para Marcela Dagir, gerente de marketing da Dorja, o evento foi melhor do que eles esperavam. “Tivemos uma boa visitação dos nossos clientes de São Paulo e, por ser uma feira mais intimista, conseguimos dar grande atenção a eles com reuniões bastante produtivas”, declarou.

Felipe Bisson, diretor comercial da Engimplam, também se mostrou satisfeito. “Após dois anos de pandemia estávamos com expectativa alta para o retorno das feiras e congressos e a Medical Fair Brasil trouxe uma boa rede de contatos e grandes possibilidades de negócios para a empresa”, pontuou.

Outra marca que encerrou os quatro dias de evento feliz com os resultados foi a VMI Medical/Alfamed Sistemas Médicos. “Essa foi uma feira importante. Recebemos a visita de dezenas de secretários da saúde e de clientes para realização de bons negócios. Temos certeza que, em 2023, encontraremos uma feira ainda maior, em um cenário com a pandemia ainda mais distante”, disse o presidente Otávio Viegas.

Entre as percepções, uma das que foi bastante mencionada entre os expositores foi a oportunidade de, com participação na Medical Fair Brasil, entrar para o calendário internacional das feiras e eventos do setor de saúde. Isso porque, além da Feira MEDICA, a Messe Düsseldorf também atua na realização de outros grandes eventos pelo mundo como a Rehacare, a Compamed, a Meditech e as edições da Medical Fair na Índia, na China, na Tailândia e em Singapura.

Veja também