Com foco em inovação na saúde, ABIMO e EMBRAPII renovam Acordo de Cooperação


Setor de dispositivos médicos é, hoje, o que mais apresenta projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a entidade

Na tarde de sexta-feira, 6 de maio, a ABIMO e a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) renovaram o acordo de cooperação que estabelece uma aliança estratégica entre as entidades para incentivar a inovação na indústria nacional de dispositivos médicos. A assinatura foi firmada durante a Medical Fair Brasil entre Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Associação, e Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da EMBRAPII.

Nesta parceria, a inovação é estimulada pela aproximação das empresas associadas à ABIMO e as Unidades EMBRAPII, que contam com infraestrutura de ponta e equipes capacitadas para atender às demandas do mercado. A união dessas duas seções gera inúmeros novos projetos que auxiliam a saúde nacional e, por consequência, podem se desenvolver para a exportação.

Na ocasião, Pereira aproveitou a oportunidade para explicar todo o ciclo de funcionamento dos projetos da EMBRAPII que, hoje, consegue entregar agilidade, flexibilidade e baixa burocracia. “As empresas podem realizar projetos a qualquer momento, não é necessário esperar pela abertura de um edital”, explicou. No momento, a EMBRAPII tem mais de R$ 2,15 bilhões em 1.566 projetos apoiados junto a 1.083 empresas parceiras.

Durante a pandemia de covid-19, que ampliou os desafios da saúde mundial, esse modelo ágil e flexível contribuiu com o combate ao novo coronavírus no país. De acordo com a entidade, foram fomentadas 62 ações destinando recursos financeiros e disponibilizando pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de inovação específicos para auxiliar a gestão da crise.

Atualmente, o Complexo Industrial da Saúde responde pela maior parte de projetos de inovação desenvolvidos em parceria com a EMBRAPII, cerca de 10% do total. “A assinatura desse contrato é uma comemoração na certeza de uma continuidade. Nossos agradecimentos por acreditarem nessa parceria e pela importância que a EMBRAPII dá à inovação na área da saúde”, comenta Fraccaro.

Concretizando inovações

Para mostrar, na prática, como a aliança realmente fomenta a inovação, durante a renovação do termo de cooperação, Silmara Formenti, pesquisadora e gerente de produto da Lifemed, falou sobre dois produtos desenvolvidos graças à parceria entre ABIMO e Embrapii: Lifeview e Urolife.

A Lifeview é uma central de monitorização com capacidade para 64 leitos em uma única CPU que proporciona visualização simultânea dos valores numéricos, traçados e tendências com capacidade de armazenar até 96 horas de todos os parâmetros monitorados. Além disso, traz tela touchscreen de alta resolução, permitindo melhor visualização e interação por parte do profissional de saúde, e conectividade sem fio com outros equipamentos como, por exemplo, a bomba de infusão Smart Touch e os monitores de sinais vitais LifeTouch, ambos também da Lifemed.

Já o Urolife é um medidor automático do volume e débito urinário que auxilia o profissional de saúde a acompanhar, com precisão, a função renal dos pacientes. Quando integrado à plataforma de saúde digital da marca, permite também o cálculo automático do balanço hídrico.

No site da EMBRAPII é possível visualizar diversos outros produtos já desenvolvidos pelas unidades. Clique AQUI para acessar.

Veja também