Campanha Sorria para a Vida atende mais de 280 pessoas em Mairiporã

São Paulo, 3 de agosto de 2017 – Adulto, homem e idoso foram os públicos de maior presença na Campanha Sorria para a Vida, realizada no último sábado (29), em Mairiporã, pelos cirurgiões-dentistas voluntários da Campanha Sorria para a Vida, promovida pela ABIMO, ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas), APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) e pelo CRO-SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) para detectar precocemente o câncer bucal, doença que mata 5 mil brasileiros por ano. A ação teve as presenças do prefeito Ayacida e das demais autoridades municipais, que foram recebidas pelo presidente da ABCD, Silvio Cecchetto, e por Cláudio Miyake, presidente do CRO-SP.

No total foram atendidas por nove cirurgiões-dentistas voluntários 288 pessoas, sendo 147 homens, 141 mulheres; desse total, 44 eram crianças até 12 anos e 84 idosos com 61 anos ou mais. Sete casos suspeitos de lesões foram encaminhados para avaliações mais aprofundadas ao ICAVC (Instituto do Câncer Dr. Arnaldo). Além da prevenção do câncer bucal, é feita também a conscientização para a importância da saúde bucal e da escovação, com a entrega de kit contendo creme e escova dental fornecido pela Colgate.

Para Silvio Cecchetto, essa ação social “é de extrema importância porque conscientiza a população sobre os fatores de risco do câncer bucal, como o tabaco e a bebida, sobre hábitos saudáveis e visitas regulares ao cirurgião-dentista para manter a saúde bucal, que faz parte da saúde integral e pode influenciar positivamente o bem-estar humano”. “O câncer bucal pode afetar adultos, idosos e jovens, e é responsável pela morte de 5,5 mil brasileiros por ano. O câncer bucal mata se não for diagnosticado a tempo”, esclarece o presidente da ABCD.

Neste ano estão agendadas ações em Osasco, Santos, Indaiatuba, Sorocaba, Taubaté, São Paulo (Av. Paulista), Catanduva, Jacareí, Rio Claro, São Paulo (Vila Prudente), Jundiaí, Guarulhos, Assis, Registro e cidade do Interior de Santa Catarina. Este é o 4º ano que a ABCD realiza a Campanha Sorria para Vida, lançada globalmente pela Federação Dentária Internacional em 2014. A ABCD representa o Brasil como país-membro da FDI.

Veja também