Brasil preside fórum sobre regulação de dispositivos médicos

Na terça-feira (8), aconteceu a 9ª Reunião do Comitê Gestor do IMDRF (International Medical Device Regulators Forum). O fórum reuniu autoridades e técnicos em regulação de equipamentos médicos de sete países, além da União Europeia, e diversas entidades do setor. A ABIMO foi representada pelo gerente de estratégia regulatória, Joffre Moraes.

O Brasil exerceu a presidência desta edição, papel assumido na prática por representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na abertura do fórum, o diretor da Agência, José Carlos Moutinho, ressaltou a relevância do comitê gestor do IMDRF e a importância que o encontro tem para os países participantes em termos de harmonização regulatória do setor de dispositivos médicos.

Sob a coordenação do gerente de Inspeção e Fiscalização da Anvisa, Fábio Quintino, os oito grupos de trabalho nos quais o comitê está dividido apresentaram uma atualização das respectivas atividades regulatórias.

Além de debater a regulação do mercado de dispositivos médicos, o encontro proporcionou um aprimoramento do modelo regulatório global, colaborando para a garantia da segurança e da eficácia de produtos para a saúde.

Participaram do evento representantes das agências reguladoras da Austrália, do Brasil, do Canadá, da China, dos Estados Unidos, do Japão, da Rússia e da União Europeia, além de observadores de organizações como Apec (Regulatory Harmonization Steering) e AHWP (Asian Harmonization Workind Party).

Veja também