BHD participa de missão prospectiva na Costa Rica e na Colômbia

O Brazilian Health Devices, projeto executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), foi representado pela analista de promoções comerciais, Larissa Gomes, no ciclo de reuniões que compõem a Missão Prospectiva Costa Rica – Colômbia.

Os encontros aconteceram entre os dias 6 e 10 de junho. Na primeira reunião da agenda em San José, na Costa Rica, Larissa se encontrou com a Crecex, Câmara de Comércio Exterior do país, com o objetivo de entender os desafios e as oportunidades para setor brasileiro de equipamentos médicos e odontológicos. Em um segundo momento, a analista se reuniu com representantes da Cinde – agência de promoção de investimentos do país – para discutir futuras parcerias.

Atualmente, o país tem cerca de 12.549 médicos ativos e as duas especialidades com a maior parte dos profissionais são ginecologia/obstetrícia e ortopedia/traumatologia. O país, no entanto, não abriga muitas fábricas nacionais, tendo a maior parte de sua fabricação vinda de multinacionais instaladas na região.

Na Colômbia, Larissa se reuniu com o primeiro secretário da embaixada brasileira no país, Guilherme Bayer, no dia 8 de junho, e com os representantes da Apex-Brasil na Colômbia, Camila Rey e Carlos Sanchez, no dia 9. Os gastos com a saúde no país representam 6,8% do PIB (Produto Interno Bruto), e 70% dos hospitais são públicos, o que corresponde a 817 instituições.

 

Veja também