BHD expõe em feira de tecnologias assistivas nos EUA

Empresas associadas à ABIMO e que fazem parte do projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participaram entre os dias 29 de abril e 1º de maio da Abilities Expo New York Metro, feira voltada para o mercado de tecnologias assistivas e produtos de reabilitação, que aconteceu em Nova Jersey, Estados Unidos.

Essa foi a primeira participação brasileira em uma feira focada num único segmento. O pavilhão contou com 54 m² e duas empresas expositoras: Jumper Wheelchairs, companhia que produz cadeiras de rodas para atletas, e a Ibramed Brasil, fabricante de aparelhos para reabilitação. Para Clara Porto, gerente de marketing e exportação da ABIMO, a primeira participação do projeto Brazilian Health Devices na Feira Abilities Expo foi surpreendente, com expectativa de cerca de US$ 500.000,00 em negócios para os próximos 12 meses, entre as duas empresas participantes. “Como projeto-piloto, excelentes resultados foram alcançados na prospecção do mercado norte-americano de tecnologias assistivas. Esperamos participar nos próximos anos, inclusive ampliando a participação para outras edições do evento, que hoje ocorre em sete regiões diferentes dos EUA anualmente. ”

David Korse, sócio da feira, enfatizou a importância de haver um pavilhão brasileiro no evento e por ver como as pessoas ficaram tão surpresas de encontrar produtos e serviços interessantes manufaturados e disponíveis no Brasil. “Eu acho que é ótimo para as pessoas perceberem que há mais opções além dos produtos fabricados nos Estados Unidos. Esperamos poder encontrar o Brasil aqui muitas vezes no futuro e também em outras cidades dos Estados Unidos e do Canadá”, destacou.

Participação de atletas

Durante o evento, o fisioterapeuta da Ibramed Brasil Daniel Marques realizou um trabalho de fortalecimento muscular no atleta crossfit Diego Coelho. “Este é o primeiro ano que participamos de uma feira de reabilitação assistiva internacional. Estamos focados no mercado norte-americano e essa foi uma grande oportunidade para ter contato com o público final. Já participamos de outras feiras onde abordamos os fisioterapeutas e agora tivemos a chance de ter um contato mais próximo com o público final e ver a necessidade que eles têm e, assim, aprimorarmos os equipamentos para que possamos estar cada vez mais atuantes nesse segmento”, ressaltou Daniel Marques.

Já a fisioterapeuta Juliana Corrêa, também da Ibramed Brasil, realizou um fortalecimento muscular usando Corrente Aussie com a para-atleta da seleção brasileira de basquete sobre rodas e medalhista de bronze nos jogos Parapan-Americanos de 2015 Paola Klokler. Essa técnica foi desenvolvida na Austrália e traz melhora para o tônus muscular e para a circulação sanguínea. João Henrique, praticante de WCMX (Wheelchair Motocross), também participou do evento apoiando o stand brasileiro e demonstrando os produtos.

“Tenho certeza que a nossa participação foi muito positiva. O nosso stand tentou mostrar que a motivação e a movimentação entre pessoas com mobilidade reduzida é possível. Com isso nós conseguimos fazer uma interação melhor e mais eficiente entre os pacientes e os produtos que nós exportamos”, disse o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, que ainda acrescentou: “Percebi também uma aceitação muito significativa para os tipos de produtos que nós trouxemos. Produtos que mostraram um layout bonito e cores que chamaram a atenção de quem passava. Com certeza a nossa participação foi muito positiva. Aliás, o nosso stand foi o mais bonito, mais chamativo e mais acolhedor da feira! ”, finalizou.

A Abilities Expo foi voltada para a comunidade de pessoas com deficiência, famílias, idosos, veteranos e profissionais de saúde. Durante o evento ocorreram ainda workshops, oficinas gratuitas que abordaram diversos assuntos, como direitos legais, opções de tratamento, educação e cuidados com a saúde. Além disso, a feira mostrou as características de acesso nos mais recentes sistemas operacionais para dispositivos Apple e Android.

Cada atração abriu os olhos para novas tecnologias, novas possibilidades, novas soluções e novas oportunidades para mudança de vida por meio da descoberta de produtos e serviços na área. Além de Nova Iorque, a feira acontece também em Chicago (Illinois), Houston (Texas), Boston (Massachusetts), Los Angeles (Califórnia), Bay Area (Califórnia), DC Metro (Washington DC); no Canadá, em Toronto (Ontário).

Veja também