Apenas 45 dias após lançamento, Sorrir Muda Tudo supera expectativas e traz impactos importantes para a odontologia nacional

Com resultados acima do esperado, campanha encabeçada pela ABIMO com apoio das principais entidades do setor e patrocínio da indústria segue com ações durante 2020

As ações da campanha Sorrir Muda Tudo têm sido um grande sucesso, surpreendendo a todos os envolvidos. Apresentados em reunião na quinta-feira, 12 de dezembro, os resultados mostram que o país realmente precisa de um projeto desse porte capaz de fortalecer a odontologia nacional.

“Estamos com um excelente engajamento e, além das histórias reais, notamos que os conteúdos informativos e educativos são muito acessados despertando o interesse do nosso público”, comenta Rejane Dias, gerente de marketing da ABIMO. Hoje, a campanha é prioritariamente divulgada por meio de um perfil próprio no Instagram (@sorrirmudatudo) cujo alcance está em 555 mil somando 627 seguidores (números consolidados até o fechamento desta matéria).

Em novembro, a temática principal abordada pela campanha foi “Diabetes”. Ao longo do mês foram produzidos sete posts para o feed do Instagram. Essas publicações, juntas, geraram quase 9 mil visualizações e mais de 10 mil interações. Além disso, nos stories do perfil as mais de 50 artes compartilhadas (que estão arquivadas nos destaques para quem quiser assistir) – incluindo vídeos com os doutores Mônica Duailibi e Sílvio Duailibi, dentistas especializados em pacientes com necessidades especiais – foram visualizadas mais de 2 mil vezes batendo mais de 4 mil interações.

O caso real compartilhado em novembro e estrelado por Paulo André, paciente que se descobriu diabético aos 41 anos de idade, bateu 17 mil visualizações e 168 curtidas (clique AQUI para assistir). A campanha também contou com a parceria do influenciador Fred Prado, do perfil @vidadediabetico, que auxiliou na divulgação da Sorrir Muda Tudo.

Encontro com influenciadores – Influenciadores digitais e jornalistas estiveram na ABIMO na manhã de 11 de dezembro para um encontro sobre a campanha Sorrir Muda Tudo. Na ocasião, Rejane Dias apresentou números sobre a saúde bucal do brasileiro e demais referências sobre as doenças bucais e sistêmicas que serão abordadas pela campanha ao longo dos próximos meses.

A reunião trouxe à tona dados alarmantes como, por exemplo, o fato de que quase 60% das pessoas não frequentaram o dentista em um período de 12 meses (segundo o IBGE). Tudo isso baliza a necessidade de uma ação nacional que fortaleça a importância dos cuidados bucais para a saúde sistêmica.

Outra informação relevante: o câncer bucal, se diagnosticado precocemente, tem até 90% de chance de cura. Porém, infelizmente, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 75% dos casos demoram muito para serem identificados. Somado ao fato de que o Brasil tem cerca de 15 mil novos casos de câncer bucal ao ano, o que nos coloca no terceiro lugar do ranking mundial, é um dos problemas que precisa ser solucionado.

Seguindo para a população da terceira idade, mais um ponto crucial para a saúde sistêmica: segundo o IBGE, pesquisa realizada em 2013 apontou que 41,5% das pessoas acima dos 60 anos haviam perdido todos os dentes. E isso tem impacto negativo na qualidade de vida e na saúde do idoso.

“Inspirados por esses dados é que decidimos reunir todo o setor de odontologia para criar a campanha Sorrir Muda Tudo que visa informar e conscientizar os brasileiros sobre a importância da saúde bucal e a saúde sistêmica. Sabemos que isso não acontecerá da noite para o dia, que é um trabalho de formiguinha. É o que costumo chamar de ‘corrente’. Cada um que está envolvido na campanha será responsável por um elo e o alcance deste movimento será reflexo do engajamento de todos. Justamente por isso demos esse pontapé inicial e contamos com a influência dos parceiros para transformarmos esse cenário”, diz Rejane.

Os convidados ganharam um brinde relacionado aos cuidados bucais e, como resultado dessa interação, já começaram a divulgar a Sorrir Muda Tudo em suas mídias sociais e junto à sua rede de relacionamento. Na sequência, a gerente de marketing apresentou todo o escopo da campanha e as ações que serão realizadas ao longo dos próximos meses.

Depois de trabalhar a temática de “Diabetes” em novembro, o mês de dezembro está dedicado à odontopediatria. A partir de janeiro serão abordados assuntos relacionados à depressão e autoestima, câncer bucal, saúde geral e saúde sistêmica, saúde bucal no esporte, doenças coronarianas e maternidade.

Com a chegada do mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, a campanha lança a temática “Março Brilhante” para tratar da saúde da boca como um todo. Com um grande rol de atividades, a “Sorrir Muda Tudo” visa ganhar ainda maior repercussão neste mês.

Sorrir Muda Tudo – A campanha Sorrir Muda Tudo é uma ação organizada pela ABIMO em conjunto com as principais entidades e indústrias do setor. Focada em conscientizar a população brasileira sobre a importância da saúde bucal e incentivar a visita regular ao cirurgião-dentista, a campanha tem como temática principal a saúde sistêmica. Lançada em outubro, segue com ações mensais que relacionam os cuidados bucais com a saúde do corpo. Siga o perfil da ação no Instagram (@sorrirmudatudo) e participe.

Apoiam a campanha APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CRO SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). Indústrias interessadas em patrocinar o projeto devem entrar em contato pelo e-mail marketing@abimo.org.br. Mais detalhes sobre a adesão podem ser obtidos clicando AQUI.

Veja também