ABIMO representa entidades em evento

ABIMO representa entidades em evento

 

O presidente da ABIMO, Franco Pallamolla, e a coordenadora de promoção comercial, Laísa França, participaram na noite de ontem (10) do evento “+ Brasil no Mundo”, promovido pela Apex-Brasil, em São Paulo, em homenagem ao esforço exportador de empresários, órgãos do governo, dos parceiros, das entidades e da imprensa.

Representando as mais de 70 entidades que possuem projetos setoriais com a Agência, Pallamolla entregou ao ministro Armando Monteiro, um troféu em reconhecimento ao trabalho do MDIC.

Em seu discurso, o presidente da ABIMO ressaltou que mesmo ainda em fase de construção, a nova política industrial brasileira coloca, acertadamente, as exportações como um de seus eixos estratégicos e que a Apex-Brasil, sob a tutela do Ministério do Desenvolvimento, vem, ao longo dos anos, conduzindo com competência, as ações, constantes e minuciosamente planejadas, em prol da imagem do Brasil no mundo. “É com grande satisfação que represento as entidades que a Apex-Brasil homenageia nesta noite”, disse, ao também homenagear o ministro Armando Monteiro Neto, entregando-lhe uma placa.

Durante o evento foram apresentados alguns dados sobre o trabalho da Apex-Brasil em 2015, ano em que foi lançado o Plano Nacional de Exportações. Com o apoio da Agência, as exportações do Brasil atingiram 218 mercados, com mais de 12 mil empresas apoiadas em 84 setores. Um aumento de 15% em relação a 2014.

Essas ações movimentaram cerca de US$ 55 bilhões, sem contar os investimentos que a Apex-Brasil ajudou a trazer para o país e para as empresas, que alcançam R$ 10,5 bilhões. Dos 72 projetos setoriais desenvolvidos, 59 são de voltados para produtos, 11 para serviços e dois para investimentos.

“Nenhum desses resultados seriam alcançados sem a participação e apoio das entidades e associações que foram homenageadas essa noite”, disse o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.

Para o ministro Armando Monteiro, as ações de promoção dos mercados externos devem, sobretudo, ser ações de inteligência que não se traduzam apenas em números de eventos, mas na qualidade do processo de intervenção. “Precisamos entender as mudanças que estão ocorrendo no cenário global. O Brasil está desafiado a promover um projeto amplo de integração”.

Ele ressaltou que considera que a exportação é o canal fundamental para a retomada do crescimento econômico do Brasil, mas que, ela deve deixar de ser uma válvula de escape apenas quando o mercado doméstico não estiver favorável, e sim, uma via permanente.  “Nossas exportações representam apenas 10% do PIB e temos muito que fazer ainda”, finalizou.

A tecnologia assistiva, segmento recém inserido no Brazilian Health Devices (projeto setorial da ABIMO), por apresentar crescentes números nas exportações, também foi citada durante o evento. A Spine Implantes, empresa associada à entidade, foi destaque na categoria “Solução em Tecnologia Assistiva”.

”Somos comprometidos em levar o que há de melhor em tecnologia, inovação e qualidade em produtos para os deficientes do Brasil e do mundo”, disse a gerente de marketing da empresa, Maria Carolina Kobylanski, ao receber a homenagem das mãos do diretor de negócios da Apex-Brasil, André Favero.

Outras empresas e categorias foram homenageadas durante a noite, que terminou com um show da cantora Vanessa Da Matta. Veja a cobertura completa na próxima ABIMO em Revista.

Veja também