ABIMO recebeu o vice-chefe da missão do Irã no Brasil

Com o objetivo de discutir as possibilidades e oportunidades de exportação para produtos brasileiros, na última terça-feira (22), o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, e a gerente de marketing e exportação da ABIMO, Clara Porto, reuniram-se com Mahdi Rounagh, vice-chefe da Missão do Irã no Brasil. A reunião foi a continuação de um trabalho de proximidade com o Irã, iniciado no ano passado com a participação da ABIMO numa Missão Empresarial no país, organizada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A República Islâmica do Irã é a segunda maior nação do Oriente Médio, a 18ª maior do mundo e a 17ª mais populosa mundialmente, com mais cerca de 77 milhões de habitantes. O Brasil é considerado pelos iranianos um parceiro ideal para atender às demandas do país no setor da saúde. “O Irã é um dos mercados-alvo do Projeto BHD (Brazilian Health Devices) e está entre os primeiros 40 destinos para os quais as empresas participantes do Projeto exportam e, 80% da exportação brasileira ao Irã neste setor é advinda das empresas do BHD”, destacou Clara. Trata-se de um grande mercado com excelentes oportunidades para o setor da saúde, para o qual o BHD já discute algumas parcerias importantes. “Nossa próxima programação com o Irã será a possível vinda de uma delegação iraniana ao Brasil ainda neste ano e para 2017 temos já planejada uma missão comercial à região”, complementou.

O Irã também abastece vários de seus países vizinhos com os quais é inviável a negociação direta, como Afeganistão por exemplo, que é uma região de muitos conflitos. Ao todo, o país iraniano fornece produtos para um mercado de cerca de 320 milhões de pessoas.

 

 

Veja também