ABIMO participou do lançamento da IDS 2017, maior feira odontológica do mundo

Na terça-feira (8), entidades do setor odontológico se reuniram em São Paulo, com uma comitiva internacional vinda diretamente da Alemanha, para o lançamento oficial da maior feira de odontologia do mundo, a International Dental Show, que acontece de 21 a 25 de março de 2017, em Colônia (Alemanha). O Brasil atualmente representa um importante mercado para a indústria internacional e o mercado internacional um grande consumidor de produtos brasileiros. Na ocasião, a gerente de marketing e exportação da ABIMO, Clara Porto, falou aos presentes sobre as expectativas para participação das empresas associadas à ABIMO no evento.

“A IDS é o principal momento para a indústria odontológica brasileira no mercado internacional. Hoje o setor é o único superavitário na balança comercial da área da saúde no Brasil, graças ao número de exportações. Em 2017 o pavilhão brasileiro já tem 28 empresas confirmadas e apresentaremos novidades de alta tecnologia para implantes, estética dental, seguindo a tendência mundial de digitalização, como por exemplo, o Raio-X 3D panorâmico da Alliage”, ressaltou Clara. A indústria odontológica brasileira é responsável por exportar produtos para mais de 150 países, tendo o principal market share do setor na América Latina, Oriente Médio e em países como Rússia e Irã, por exemplo.

Será a oitava participação brasileira na IDS 2017, e o pavilhão geral terá espaço para as empresas associadas: Aditek, Angelus, Bio-Art, Biodinâmica, Bionnovation, Cristófoli, Conexão, Dentflex, Dentscler, Dérig, DFV, DMC, Driller, DSP, Essence Dental, Heal Tech, Indusbello, Maquira, Olsen, Quinelato, ROIC, Signo Vinces, Sistema INP, SIN Implantes, Systhex, Technew, Titanium Fix e Xdent.

Em 2015, a feira recebeu 2.200 expositores de produtos e artigos odontológicos vindos de 56 países.  Com 150 mil metros quadrados de exposição e 70% de público internacional, o número de visitantes bateu recorde e atingiu a marca de 138 mil pessoas de 151 países. No pavilhão brasileiro, organizado pela ABIMO e pela Apex-Brasil, as 25 empresas expositoras, reunidas em 333 metros quadrados, fizeram mais de 1.600 contatos, que contabilizaram US$ 1.220.800 em negócios no decorrer da feira. Durante o ano subsequente, foram mais de US$ 3,5 milhões de transações comerciais decorrentes da participação no evento.

“A IDS 2017 é um evento alinhado com a indústria e fortemente apoiada pelas principais entidades brasileiras como a ABIMO, APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), Apedesp (Associação dos Técnicos em Prótese Dentária), SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética) e ABO (Associação Brasileira de Odontologia), que não só estarão presentes na feira com estandes, como aproveitarão o evento para desenvolver ações de negócios e reuniões com entidades internacionais e também nos apoiaram com as missões técnicas”, explicou Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante da Koelnmesse no Brasil.

A IDS 2017 trará o futuro digital dos processos odontológicos voltado para todos os setores, principalmente implantodontia, ortodontia e endodontia.  A impressão 3D é a grande aposta, e o setor da estética ganha ainda mais destaque entre as novidades dos expositores da próxima edição. “A IDS trará o futuro para dentro de consultório e laboratórios de odontologia, que facilitará os processos, tornando-os digitais; aumentará a precisão dos diagnósticos e apresentará alta tecnologia para tratamentos e resultados mais eficientes”, falou Dr. Markus Heibach, diretor da Associação da Indústria Dentária Alemã (VDDI), organizadora da IDS.

A exposição acontece a cada dois anos em Colônia, na Alemanha, promovida pela GFDI mbH (Sociedade Alemã para a Promoção da Indústria Dentária) e por entidades comerciais da VDDI (Associação Alemã da Indústria Dentária) e realizada pela Koelnmesse GmbH, Colônia.

Veja também