ABIMO participou de lançamento de estratégia de promoção do Brasil

Rio de Janeiro, 22 de agosto – Com o objetivo de reforçar a credibilidade econômica do Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) lançaram nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, a nova estratégia de promoção dos negócios brasileiros no exterior, baseada no conceito Be Brasil (Seja Brasil).  O superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, esteve presente representando a Associação juntamente com outros representantes de entidades parceiras.

O conceito será usado nas ações da Apex-Brasil e em uma ampla campanha de comunicação no país e no exterior que utilizará, de forma integrada, ferramentas de relações públicas e assessoria de imprensa, eventos, marketing, mídias sociais e publicidade.

A estratégia se apoia nos resultados de diversas pesquisas realizadas nos últimos anos a respeito da percepção geral do estrangeiro sobre o Brasil, que indicam ser o país bem visto por conta da sua simpatia e riqueza de recursos naturais, mas identificam que os aspectos positivos de se fazer negócios com o Brasil ainda são pouco reconhecidos.

Para o ministro das Relações Exteriores, José Serra, o Be Brasil vai ajudar a mostrar os grandes potenciais que a indústria brasileira possui. “A nossa indústria domina a tecnologia de ponta em muitas áreas, principalmente na produção de software e exploração de petróleo em áreas profundas. A criatividade se reflete na nossa produção audiovisual, na arquitetura, nas artes plásticas e para quem tinha dúvida, depois da abertura das olimpíadas, também somos imbatíveis na música”, disse o ministro, que ainda acrescentou: “O Itamaraty tem mais de 200 postos no exterior que serão usados como canais de propagação do conceito Be Brasil o tempo inteiro numa estratégia que vai melhorar a nossa imagem no ambiente econômico. É assim que vamos atrair investimentos e vender mais”.

O Be Brasil se desdobra nos atributos dos setores, produtos e serviços nacionais: Be Brasil, Be Sustainable (Seja Brasil, Seja Sustentável), Be Brasil, Be Creative (Seja Brasil, Seja Criativo), Be Brasil, Be Innovative (Seja Brasil, Seja Inovador) e também se alia à identidade dos setores: Be Sustainable, Be Brazilian Agribusiness (Seja Sustentável, Seja o Agronegócio Brasileiro).

O secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Moreira Franco, acredita que essa iniciativa é extremamente importante, mas não por uma questão formal, mas sim pelo atual cenário econômico. “Iniciativas como essa, reforçam a nossa capacidade de criar, assim como a nossa identidade como sociedade, a nossa grande possibilidade de inovar, que se manifestou de maneira brilhante na abertura e no encerramento das Olimpíadas”, ressaltou. “É fundamental que se faça um trabalho no mundo, pois a crise econômica enfraqueceu a capacidade de presença de investimento do setor público na economia e é preciso melhorar a infraestrutura para garantir que a produtividade que temos não se perca”, complementou.

“Nosso objetivo é criar uma narrativa unificada, contínua e consistente para mostrar ao mundo um país criativo e determinado, que oferece entregas sustentáveis e de qualidade. O conceito Be Brasil é forte e dá suporte a todas essas narrativas”, explica Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil. “Vamos nos apoiar em depoimentos e histórias reais, de compradores e investidores que estão satisfeitos com seus negócios com o Brasil, dando espontaneidade à campanha”, completou Jaguaribe.

O lançamento do projeto ocorreu no encerramento dos Jogos Olímpicos, de forma a aproveitar a visibilidade internacional que o país está recebendo.

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