ABIMO participou de evento sobre os desafios para inovação

Com o objetivo de promover a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos de interesse das MPEs (micro e pequenas empresas) e de sistemas cooperativos relacionados, tendo como foco prioritário as inovações gerenciais e organizacionais que permitem a obtenção de resultados efetivos no curto e médio prazo, aconteceu no último dia 1º, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), mais uma edição das Manhãs da Inovação, com a temática “Desafios para Inovação em Micros e Pequenas Empresas”.

A ABIMO foi representada pelo gerente de estratégia regulatória, Joffre Moraes, que apresentou os desafios para inovação enfrentados pelas empresas associadas. O evento contou ainda com a presença de outros especialistas, entre eles, Marco Antônio Silveira, doutor pela Unicamp e coordenador do Gaia (Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem Organizacional), Marcelo Caetano Oliveira Alves, doutor pela USP e Consultor de Negócios do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Também estiveram presentes os executivos Alexsander Tadeu Fim, diretor de planejamento e recursos humanos na Finetornos, e Antônio Eduardo Ripari Neger, presidente do conselho consultivo da Abranet (Associação Brasileira de Internet) e diretor da NEGER Telecom, com o objetivo de apresentar os desafios para a dinamização da inovação na realidade de ambas as empresas.

O coordenador do Gaia apresentou aspectos relacionados ao tema da inovação, enfatizando que a postura inovadora também está ao alcance da pequena empresa. Já o consultor de negócios do Sebrae, Marcelo Caetano, falou sobre a cultura da inovação em pequenas empresas e também apresentou o Programa ALI (Agente Local de Inovação).

No total, o evento reuniu 115 participantes com perfis diferenciados, como diretores de empresas, pesquisadores, empreendedores, docentes, entre outros. Ao final das palestras, participantes e palestrantes participaram de uma mesa de debates, o que permitiu maior interação entre os envolvidos e discussões relevantes acerca do tema do evento.

As Manhãs da Inovação são eventos gratuitos e financiados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), promovidos mensalmente pelo Gaia, grupo sediado no CTI, órgão ligado ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Veja também