ABIMO participa do Prêmio Hospitalar – Personalidade do Ano na Área da Saúde

São Paulo, 18 de maio de 2017- Na noite desta quarta-feira (17), o presidente, Franco Pallamolla, o superintendente, Paulo Henrique Fraccaro,  a gerente de projetos e marketing internacional, Clara Porto, o gerente de estratégia regulatória, Joffre Moraes e o diretor institucional, Márcio Bósio, representaram a ABIMO no tradicional jantar da Hospitalar, que homenageou a personalidade do ano na área da Saúde.  Considerado o “pai da geriatria”, o médico japonês Yukio Moriguchi foi o grande homenageado no evento que aconteceu no Centro de Exposições Rebouças do HCFMUSP – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o doutor que conquistou seu diploma de medicina em 1948 ainda no Japão e, desde então, se dedica a compreender a ciência da longevidade recebeu o

Professor da PUCRS por 45 anos e capaz de se comunicar em oito idiomas, Moriguchi dedicou toda sua vida profissional aos processos que levam as pessoas a garantir qualidade de vida para as fases mais avançadas da existência. “Não sei como agradecer essa honra. As pessoas que até receberam o prêmio são pessoas conhecidas pela atuação e merecedora dessa premiação. O trabalho realizado por mim foi simples. Estou muito agradecido a todos”, pontuou Moriguchi.

Nas edições anteriores, o prêmio destacou cientistas, pesquisadores, médicos e empreendedores sociais. Quando criamos o Prêmio Hospitalar, 12 anos atrás, nosso desejo era buscar na comunidade da saúde os melhores exemplos de pessoas cuja atuação deveria, por sua excelência, ser conhecida, valorizada e reverenciada além dos limites de seus pares: deveria ser conhecida por toda a sociedade”, destacou a presidente da Hospitalar, Dra. Waleska Santos, durante o seu discurso.

“Nos últimos anos nosso olhar se concentrou de forma especial na figura do médico, um profissional que, além de resgatar pessoas para a vida, passa a conhecer a mente e a alma de seus pacientes como nenhuma outra profissão pode fazer”, complementou.

Troféu Walter Schmidt

Ainda na mesma noite, o Troféu Walter Schmidt, que visa reconhecer a contribuição de personalidades que trabalham para o desenvolvimento do setor de saúde brasileiro, foi entregue à Doutora Miriam Santos. A pediatra, que coordena Rede BLH (Bancos de Leite Humano) do Distrito Federal, é uma referência na defesa do aleitamento materno como questão de saúde pública, em âmbito mundial.

Os programas e iniciativas que a Doutora Miriam Santos integra têm contribuído não só para elevar o patamar de qualidade dos bancos de leite no Brasil, como também para ajudar outros países a implementarem seus BLHs. Atualmente, todos os bancos da Rede do Distrito Federal são credenciados e certificados como Padrão Ouro tanto pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Ministério da Saúde, como também pelo Programa Internacional Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano. Resultado esse que pode ser atribuído ao trabalho de doutora Miriam e demais profissionais envolvidos nessa causa.

Veja também